28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
25/05/2021

Eclipse com 'superlua' será visível na América Latina na quarta; veja a previsão e entenda o fenômeno

Foto: Reprodução

Evento será registrado no início da manhã de quarta-feira (26) no horário de Brasília e observado na maior parte do continente. Como em todo eclipse lunar total, satélite irá adquirir uma tonalidade avermelhada, a chamada

No início da manhã da próxima quarta-feira (26), o Brasil poderá ver a fase inicial de um eclipse lunar total – quando Sol, Terra e Lua se alinham e nosso planeta faz sombra sobre o satélite. A fase total, no entanto, será mais difícil de assistir devido à luminosidade e o próprio curso do fenômeno.

 

O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.

 

Como o eclipse ocorrerá no início da manhã no Brasil, o ideal é tentar acompanhar o fenômeno durante o amanhecer, caso ainda haja visibilidade. A Austrália, a Nova Zelândia, entre outros lugares do planeta, deverão ser os lugares com a melhor chance para observação. Os vizinhos Chile e Argentina também poderão pegar boas imagens da Lua.

 

Veja também 

 

Passagem de meteoro na costa do Nordeste é flagrada por câmeras. VEJA VÍDEO

 

'Superlua de Sangue': eclipse lunar acontece dia 26 de maio

Eclipse lunar total em 26 de maio — Foto: G1

 

Diferente de um eclipse solar total – quando o que é "escondido" é o Sol – a observação da versão lunar não exige um óculos de proteção. A visão da Lua é a olho nu. Um binóculo ou uma luneta simples podem ajudar. É mais fácil de assistir em áreas menos iluminadas – campos e praias – e com o horizonte livre.

 

Mais próxima


A Lua também estará próxima de seu perigeu – ponto de sua órbita mais perto da Terra. Por isso, ela parecerá maior para quem a observa da perspectiva do nosso planeta. Quando isso acontece, o fenômeno é chamado de "superlua".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

O fenômento da Lua de Sangue — Foto:  Alexandre Mauro/G1

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.