16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
01/03/2024

Edifício feito em 'impressora 3D' mais alto do mundo levará 900 horas para ser construído

Foto: Reprodução

O edifício impresso em 3D mais alto do mundo está sendo preparado para ser erguido em uma remota vila na Suíça. A Torre Branca, também conhecida como Torre Alva, está sendo criada em colaboração de pesquisadores da ETH Zurique com a instituição cultural Nova Fundaziun Origen e atualmente está sendo impressa em seções antes de ser transportada e montada no local de construção na remota vila de Mulegns, nos Alpes Suíços.

 

O projeto será formado por mais de 100 colunas, com um espaço para apresentações no topo. A torre apresentará um intrincado estilo de influência barroca e atingirá uma altura de 30 metros.

 

As colunas apoiarão cinco andares e formação sua fachada semiaberta — com uma membrana removível sendo instalada para proteger o interior da obra quando necessário.

 

Veja também

 

Inteligência artificial será 'indispensável' na busca por vida alienígena, dizem cientistas

 

Consumidores questionam taxa cobrada pela Meta para proteger dados pessoais na Europa

 

PROJETO AMBULANTE

 

(Fonte: Hansmeyer/Divulgação)

 

Os visitantes da Torre Branca poderão entrar pelos andares inferiores, que serão compostos por volumosas colunas, criando espaços menores e mais imponentes. Então, eles subirão por uma escada em espiral, com cada andar se tornando visivelmente mais arejado e leve antes de culminar em um hall no andar superior.

 

O projeto terá um palco e capacidade para 45 visitantes utilizado para pequenos concertos e apresentações teatrais. Assim que essas apresentações terminarem, a torre será desmontada e reconstruída em outro lugar. Espera-se que o processo de impressão real leve cerca de 900 horas, ou aproximadamente 37 dias, realizado de maneira semelhante a outros projetos arquitetônicos em 3D.

 

Para isso, impressoras 3D robóticas devem expelir uma mistura macia semelhante a cimento de um bocal em camadas para construir a estrutura básica das diferentes peças da torre para montagem. “Toda a estrutura da torre é projetada por meio de um software customizado que permite a definição precisa da geometria e pode enviar os dados necessários diretamente aos robôs de impressão”, explicaram os pesquisadores da ETH Zurique em comunicado oficial.

 

REVOLUÇÃO ARQUITETÔNICA

 

(Fonte: Eleni Skevaki/Divulgação)

Fotos:Reprodução

 

De acordo com os idealizadores do projeto, esse tipo de tecnologia permite que elementos não padronizados e feitos sob medida sejam fabricados de forma eficiente. Esses tipos de formas seriam quase impossíveis de reproduzir neste tipo de escala usando tecnologias convencionais — o que mostra como a Torre Branca é uma novidade arquitetônica nunca vista antes na história.

 

Neste novo processo de construção, a torre será montada a partir de 102 peças individuais impressas em 3D. Os elementos só serão preenchidos com concreto onde é estruturalmente necessário, reduzindo drasticamente o uso de material da obra e conferindo maior segurança para seus visitantes. Segundo os pesquisadores, esse método de construção evita desperdícios por não ser necessária a utilização de uma fôrma para concretagem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

É importante notar que a arquitetura impressa em 3D evoluiu de um conceito futurista para a produção de habitações convencionais num período notavelmente curto. Embora a Torre Branca seja algo único até então, pequenas casas e até escritórios já foram feitos com o mesmo tipo de técnica no passado. Sendo assim, esse é mais um avanço para a tecnologia emergente e deverá ser concluído em meados de 2024. 

 

Fonte:Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.