05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
16/05/2022

Eduardo Bolsonaro tem o maior número de denúncias no Conselho de Ética

Foto: Reprodução

O Partido Liberal, pelo qual o presidente Jair Bolsonaro é pré-candidato à reeleição, foi a legenda com maior número de representações

Eduardo Bolsonaro (PL) é o deputado federal com maior número de denúncias protocoladas no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, contando desde o início da atual legislatura (2019-2022).

 

Entre os partidos, o primeiro na lista é o Partido Liberal, pelo qual o presidente Jair Bolsonaro é pré-candidato à reeleição, como a legenda com mais representações.

 

No total, das 55 denúncias recebidas pela casa, 26 foram contra deputados. Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, foi o político campeão, com 10 casos. Em seguida, está o deputado Daniel Silveira (PTB), com nove denúncias. Os dados foram levantados pelo deputado Elias Vaz (PSB) e revelados pelo UOL nesta segunda-feira (16/5).

 

Veja também 

 

Conselho abre processo sobre Eduardo Bolsonaro por deboche à tortura sofrida por Miriam Leitão

 

PSB expulsa vereador Camilo Cristófaro após fala racista na Câmara de São Paulo

Eduardo Bolsonaro tem sido investigado pelo Conselho de Ética por debochar do episódio de tortura sofrido pela jornalista Míriam Leitão durante a ditadura militar. A denúncia, protocolada pelo PSol e pela Rede Sustentabilidade, argumenta que o deputado pregou o rompimento da ordem constitucional e do regime democrático, fez apologia a crimes e atentou contra a dignidade do Parlamento.

 

O conselho é composto por 23 parlamentares, entre os quais, 16 são do Centrão, base de apoio do governo Bolsonaro. Isso colaborou para que parte das denúncias contra o deputado fossem arquivadas.

 

Além do caso Míriam Leitão, que resultou em três representações contra o 03, Eduardo também recebeu denúncias por propor um “novo AI-5”, ato mais repressivo do regime militar; cometer misoginia contra a ex-bolsonarista Joice Hasselmann (PSDB) e a petista Maria do Rosário (PT); criticar reportagens sobre uso de máscaras; e associar o senador Humberto Costa à Operação Lava Jato.

 

LÍDER DE DENÚNCIA 


O Partido Liberal (PL) é a legenda com o maior número de parlamentares denunciados. Ele é conhecido por ser o partido do presidente Jair Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro. Entre as 55 ações, 28 foram contra nove deputados filiados à legenda. Isso representa 51% dos casos ou 34% dos parlamentares denunciados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O PL ainda lidera o ranking de denúncias mesmo se considerar apenas uma denúncia por parlamentar. Nesse caso, a sigla seria a campeã, com nove. Em seguida, aparecem o Republicanos, com quatro e o Psol, com três. PT, PP, PROS, PSD e União Brasil também tiveram parlamentares representados no Conselho de Ética.

 

Fonte: iG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.