NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
Eleito vice da CBF para 2026, Rozenha se pronuncia após afastamento de Ednaldo Rodrigues
Foto: Reprodução

O presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednaílson Rozenha, e futuro vice-presidente da CBF

O presidente da Federação Amazonense de Futebol, Ednaílson Rozenha, e futuro vice-presidente da CBF, a partir de março de 2026, emitiu nota nesta quinta-feira logo após Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, ser afastado do cargo.

 

A nota emitida nas redes sociais reforça que os desdobramentos desta quinta são de uma eleição anterior a que Ednaílson Rozenha participou e que mandato de vice-presidente da entidade máxima do futebol brasileiro só será válido a partir do próximo ano.

 

Rozenha ainda afirma que seguirá acompanhando o caso envolvendo Ednaldo Rodrigues.

 

Veja também

 

Renatinho comanda 1º treino no retorno ao Manaus: 'Esperamos fazer um grande campeonato'

 

Série A1: CBF altera jogo entre 3B e Juventude para o estádio Carlos Zamith
 

ENTENDA O CASO

 

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF nesta quinta-feira. O magistrado nomeou um dos vice-presidentes da entidade, Fernando Sarney, como interventor e determinou que ele deverá convocar novas eleições "o mais rápido possível".

 

Na semana passada, dois pedidos foram feitos ao STF para saída de Ednaldo do cargo. O argumento da deputada Daniela do Waguinho (União Brasil-RJ) e do próprio agora interventor Fernando Sarney era de que foi falsificada a assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da entidade, em acordo do início deste ano. Há também um laudo pericial indicando que a assinatura não é verdadeira.

 

Foi esse acordo, assinado por cinco dirigentes, que encerrou a ação questionando o processo eleitoral da CBF e, na prática, permitiu o pleito que em março manteve Ednaldo Rodrigues na presidência. Se a assinatura for falsificada, Daniela do Waguinho e Fernando Sarney argumentam que o documento deixa de ter validade.

 

O caso voltou para o TJ-RJ por ordem do ministro do STF Gilmar Mendes. No dia 7 deste mês, ele negou o afastamento imediato de Ednaldo, mas determinou o envio do caso ao TJ-RJ para "apuração imediata e urgente... dos fatos narrados nas petições".

 

O desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, então, pediu para ouvir o Coronel Nunes na última segunda. No entanto, o advogado do ex-presidente da CBF afirmou que ele não compareceria por razões de saúde. O desembargador cancelou a audiência e nesta quinta tomou a decisão pelo afastamento do presidente da CBF.

 

VEJA A NOTA DE EDNAÍLSON ROZENHA NA ÍNTEGRA

 

Na tarde desta quarta-feira, 15 de maio, a Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou o afastamento do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.

 

Ainda que os desdobramentos da decisão judicial estejam em curso, é nosso entendimento que ela será cumprida nos termos estabelecidos pela Justiça.

 

É fundamental esclarecer que o processo em questão refere-se ao mandato atualmente em vigor, com término previsto para 2026 — portanto, trata-se de uma eleição anterior à que participei como integrante da chapa eleita recentemente.

 

A eleição da qual faço parte tem sua posse estatutária prevista para março de 2026, conforme estabelece o regulamento da entidade. Seguiremos acompanhando com serenidade e responsabilidade os próximos passos, sempre em respeito às normas estatutárias e à legalidade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Seguimos firmes no compromisso com o futebol do Amazonas e brasileiro, com a estabilidade institucional e com a transparência que a CBF e seus filiados merecem.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.