17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
13/06/2024

Em comemorações dos 59 anos da Suhab, governador Wilson Lima regulariza mais de 2,5 mil novas unidades habitacionais de Manaus

Foto: Diego Peres / Alex Pazuello/ Secom

Governo contabiliza 14,5 mil regularizações fundiárias de imóveis e terrenos com o Programa Amazonas Meu Lar

O governador Wilson Lima realizou, nesta quinta-feira (13/06), no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na Avenida Constantino Nery, na zona centro-sul, a assinatura oficial da regularização dos conjuntos habitacionais Nova República II e Viver Melhor IV, totalizando mais de 2,5 mil unidades habitacionais regularizadas. Na ação também foram entregues títulos definitivos e certidões de registro de imóveis. A ação fez parte das comemorações dos 59 anos da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab).

 

Com a regularização, as moradias ficam aptas para a emissão dos documentos de Encaminhamento ao Cartório pela Suhab para o registro do imóvel. Durante o evento também foram entregues 712 títulos definitivos do Viver Melhor I, o antigo Cidadão X; e 88 certidões de registros de imóveis do Lar dos Hansenianos.

 

Com os números registrados até o mês de junho de 2024, a Suhab contabiliza 14,5 mil regularizações fundiárias de imóveis e terrenos; 1,3 mil famílias reassentadas pelo Prosamin+ e 224 novos apartamentos entregues com o Programa Amazonas Meu Lar, maior programa de habitação já realizado pela gestão pública estadual.

 

Veja também

 

Projetos de Lei que beneficiam servidores da Prefeitura de Manaus recebem aprovação dos vereadores

 

Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos chega a mais de 68 toneladas de doações a 3,4 mil pessoas

 

"Hoje estamos fazendo uma reparação histórica, pois o conceito do nosso programa é dignidade, e é isso que nós estamos fazendo, dando respeito às pessoas. A partir de hoje, esses moradores que receberam esses títulos definitivos podem dormir tranquilo e ter a certeza de que são donos dessa propriedade e que isso é uma herança dos filhos e dos netos", disse o governador.

 

 

O Conjunto Viver Melhor I, antigo Cidadão X, foi entregue em 2012 com 1.287 unidades, no bairro Tarumã, na zona oeste. Com o habite-se parcial aprovado, foram regularizadas 926 unidades. A Suhab continua trabalhando para tornar apta às demais unidades habitacionais, permitindo a entrega do título definitivo.

 

“Eu estou muito feliz por estar recebendo esse título. É uma coisa que a gente aguardava há muito tempo. Então eu quero agradecer ao governador Wilson Lima por estar proporcionando a gente receber esse título hoje. Ali ninguém mais tira, já é meu”, comentou Vanessa Cláudio, moradora há 10 anos do Conjunto Viver Melhor I.

 

Em 2012, também foi entregue o Lar dos Hansenianos com 88 unidades, localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste. Neste caso, os moradores recebem a certidão do registro do imóvel, tornando-se proprietário de fato e direito.

 

Os conjuntos aptos para emissão do documento de Encaminhamento ao Cartório pela Suhab, que possibilita o beneficiário a registrar o imóvel, são: o Nova República II com 621 unidades, entregue em 1993, localizado no Distrito Industrial I, na zona Sul e o Viver Melhor IV, com 928 unidades, entregue em 2014, localizado no bairro Colônia Terra Nova, na zona norte.

 

 

“O governo do Amazonas tem a meta de cumprir pelo programa Amazonas Meu Lar 33 mil regularizações fundiárias e hoje a gente presenteia a população, com o aniversário da Suhab. É uma enorme satisfação o Governo do Estado estar podendo proporcionar a entrega desse título e garantido de fato de direito moradia para essas pessoas”, destacou o superintendente da Suhab, Jivago Castro

 

PARTICIPAÇÃO

 

Estiveram presentes no evento, os deputados estaduais Alessandra Campelo, Abdala Fraxe e Adjunto Afonso; os vereadores Yomara Lins, Márcio Tavares e Diego Afonso.

 

Assim como os secretários de estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Fausto Santos Júnior; e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo.

 

AMAZONAS MEU LAR

 

No final de abril, o governador Wilson Lima entregou o Residencial Ozias Monteiro II, na avenida Noel Nutels, bairro Cidade Nova, zona norte, beneficiando 192 famílias. Com aproximadamente R$ 27,1 milhões de recursos do Estado, a obra é parte do Amazonas Meu Lar.

 

O programa integra a política habitacional do Governo do Amazonas e executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

 

Fotos: Diego Peres

 

O programa prevê o atendimento de mais de 24 mil soluções em moradia e 33 mil regularizações de terrenos e imóveis ao longo de sua execução, no prazo de quatro anos.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Nos próximos meses, está prevista a entrega dos títulos definitivos do Cidadão V com 693 unidades e Cidadão VII com 367 unidades, e as certidões de registros de imóveis do Residencial Petrópolis com 192 unidades.

 

Em parceria com a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), a Suhab iniciou o processo para emissão dos títulos definitivos dos conjuntos Gilberto Mestrinho com 372 unidades, Mestre Chico 1 com 180 unidades e Mestre Chico 2 com 498 unidades.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

No município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), em parceria com a Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect), está sendo realizado o andamento do processo de regularização dos imóveis da Comunidade Paschoal Allágio, além da realização de visitas técnicas para iniciar a regularização fundiária do Residencial Parintins com 890 unidades.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.