Um pedestre caminha enquanto um ciclista anda de bicicleta pela Pont de Grenelle sobre o rio Sena, em Paris
A bicicleta superou o carro como meio de transporte em Paris, em meio aos esforços da cidade para promover a mobilidade sustentável. De acordo com um estudo, o veículo de duas rodas fica atrás apenas do transporte público e da caminhada.
"Há 10 anos, quem poderia prever que em Paris a bicicleta superaria o carro? Bem, nós ultrapassamos", disse nesta quinta-feira o vereador David Belliard na rede social X.
O estudo, realizado pelo Institut Paris Région (IPR), a pedido de instituições públicas e privadas, indica que "os parisienses usam mais bicicletas" quando se deslocam na capital "do que carros". Com 11,2% e 4,3% respectivamente, ambos os modos de transporte ficam atrás da caminhada, em primeiro lugar com 53,5%, e do transporte público (30%), segundo o estudo.
Veja também
Francês é esfaqueado oito vezes dentro de ônibus na BR-116
POR UM PAGA TODOS: Novinha se envolve com traficante e tem final agonizante
A bicicleta também supera o carro no deslocamento entre Paris e os subúrbios mais próximos, com 14% contra 11,8%. O estudo também aponta que nesse tópico 66,1% dos cidadãos usam transporte público e 5,5% decidem caminhar.
Mas fora de Paris, o carro prevalece nas viagens entre as diferentes partes de uma região, observa o relatório, que aponta para a "dependência do carro".
As autoridades promovem um plano que prevê 200 quilômetros de linhas de metrô conhecido como Grand París Exprés, que busca ligar os subúrbios de Paris aos transportes públicos e inverter a tendência.
Realizado entre outubro de 2022 e abril de 2023, o levantamento recolheu dados de 3.337 cidadãos da região entre os 16 e os 80 anos que aceitaram, entre outros, ser acompanhados por satélite durante uma semana.
Paris, governada pela prefeita socialista Anne Hidalgo, tem como uma das suas prioridades reduzir o espaço de carros em benefício dos pedestres e das bicicletas.
Em 2021, Paris tinha mais de mil quilômetros de instalações adaptadas para os ciclistas, incluindo mais de 300 quilômetros de pistas, mas seu objetivo é ser uma cidade "100%" apta para as bicicletas até 2026.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Em preparação para os Jogos Olímpicos, agendados para 26 de julho a 11 de agosto, as autoridades promoveram a construção de mais ciclovias para permitir o acesso de bicicleta às instalações olímpicas.
Fonte: Extra