NOTÍCIAS
Internacional
Em votação recorde, 45,51% dos eleitores vão às urnas em Portugal
Foto: Reproduçao

Eleições que vão definir o próximo presidente de Portugal aconteceram neste domingo (18/1). Urnas estão sendo apuradas

Ao menos 45,51% dos eleitores de Portugal foram às urnas neste domingo (18/1) para escolher o novo presidente do país, mostram dados preliminares da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna de Portugal.

 

A porcentagem é a maior desde o pleito de 2006, quando 45,56% dos eleitores votaram. Em comparação com as eleições de 2021, o percentual é 10% maior.

 

Veja também

 

Trump propõe contribuição de US$ 1 bilhão a países com assento permanente em conselho sobre Gaza

 

Europa anuncia reforço da segurança no Ártico após declarações de Trump

 

Confira percentuais anteriores:


2006: 45.56%;
2011: 35.16%;
2016: 37.69%;
2021: 35.44%;
2026: 45.51%.


O total de aptos a votar neste ano era de 11.039.672 eleitores, número superior ao registrado nas eleições de 2021. Desse total, cerca de 1,7 milhão vivem no exterior.

 

A votação se encerrou as 19 horas (horário local). As urnas estão sendo apuradas.

 

 

UMA DISPUTA FRAGMENTADA E IMPREVISÍVEL


Estão na disputa André Pestana, André Ventura, António Filipe, António José Seguro, Catarina Martins, Henrique Gouveia e Melo, Humberto Correia, João Cotrim de Figueiredo, Jorge Pinto, Luís Marques Mendes e Manuel João Vieira.


Para vencer já neste domingo, o candidato precisa obter mais de metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos.
Apesar de liderar as sondagens e ter presença praticamente garantida no segundo turno, o candidato de extrema-direita André Ventura enfrenta elevada rejeição e pode não conseguir se eleger presidente caso avance à fase final da disputa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Já o socialista José Seguro surge como favorito em um eventual segundo turno, especialmente em cenários de confronto com Ventura.
Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), puderam votar todos os cidadãos portugueses inscritos no recenseamento, além de cidadãos brasileiros residentes em Portugal com estatuto de igualdade de direitos políticos.

 

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.