27 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
14/09/2021

Emenda Parlamentar contempla entidades de pesca com lanchas equipadas

Foto: DIVULGAÇÃO

A aquisição das lanchas é fruto de emenda parlamentar do deputado, no valor de R$ 1.000.000,00

Em solenidade realizada na sede da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (FETAPE), o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), participou na tarde desta segunda-feira (13), da entrega de 4 lanchas (do total de 21), destinadas a entidades de pescadores, que terão a finalidade de auxiliar nas atividades do setor no interior do Amazonas.

 

A aquisição das lanchas é fruto de emenda parlamentar do deputado, no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), sendo os primeiros municípios contemplados: Itacoatiara, Iranduba , Manacapuru e Tefé.

 

O presidente da Associação de Agricultura e Pesca de Manacapuru, Raimundo Sodré, ressaltou a importância desta iniciativa. “Essa lancha vai beneficiar nossa entidade, principalmente, no atendimento dos nossos associados da zona rural.

 

Veja também 

 

Governador Wilson Lima anuncia Auxílio Estadual permanente para 300 mil famílias em vulnerabilidade social

 

Wilson Lima assina ordem de serviço para obras do ‘SOS Vicinais’ na capital e no interior

Isso é uma coisa de muito orgulho para nós, ter um deputado com essa qualidade e compromisso. Então, isso vai ficar na história da pesca de Manacapuru e da nossa associação”, afirmou.

 

Pesca sustentável da piracatinga no Amazonas é debatida em Audiência Pública

 

Aconteceu na manhã desta segunda-feira (13), audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que discutiu alternativas e métodos sustentáveis para o exercício e controle da atividade pesqueira da piracatinga (Calophysus macropterus) no estado, de autoria do deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas).

 

De acordo com a Portaria SAP/Mapa nº 271, de 1º de julho de 2021, a pesca da piracatinga segue proibida desde janeiro de 2015. A restrição se dá em razão do método adotado por pescadores para realizar a captura do peixe, utilizando como isca a carne dos botos-cor-de-rosa e tucuxi (ameaçados de extinção) e jacarés.

 

Com um grande mercado consumidor em países sul-americanos, em especial na Colômbia, e com boa aceitação na região Sudeste do Brasil (onde é comercializada como "douradinha"), a proibição da pesca da piracatinga tem impactado entre 10 a 15 mil pescadores amazonenses, como explicou o chefe da Divisão de Pesca e Aquicultura no Amazonas, Vinícius Lopes.

 

“A pesca sustentável da piracatinga já é uma realidade no nosso estado há muitas décadas, mas infelizmente, em algum momento, grupos específicos de pescadores passaram a utilizar diversos animais silvestres, como iscas para captura desse peixe.

 

A gente precisa entender que existem dezenas de outros grupos que nunca aderiram a essa prática, mas que foram muito prejudicados com uma perda significativa da sua renda familiar. Hoje, estamos buscando discutir um meio de fazer com que se consiga combater a pesca ilegal da piracatinga e permitir o restabelecimento dessa atividade para aqueles pescadores que praticam a pesca de forma sustentável”, afirmou.

 

Entre os encaminhamentos anunciados por Álvaro Campelo, está a realização de audiências públicas nas calhas de todos municípios para tratar do tema, a reativação das atividades do comitê que debate o assunto, bem como a destinação de emendas parlamentares para a continuidade das pesquisas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Além de organizações da pesca artesanal, entre colônias, sindicatos e associações, participaram da audiência, a Divisão de Aquicultura e Pesca da Superintendência Federal de Agricultura (MAPA/SFA), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (SEPA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Estado do Amazonas (FETAPE) e Federação dos Sindicatos dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Estado do Amazonas (FESINPEAM).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.