25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
03/04/2021

Emissões de raios-X identificadas pela primeira vez em Urano

Foto: Reprodução

Emissões de raios-X, em rosa, em Urano

Astrônomos detectaram pela primeira vez emissões de raios-X em Urano, descoberta que pode ajudar a revelar mais informações sobre o gigante de gelo.

 

As observações foram possíveis através de análises de dados obtidos pelo telescópio espacial Chandra, da NASA, em 2002 e 2017.

 

Segundo um novo estudo publicado na revista científica Journal of Geophysical Research: Space Physics, a maioria desse tipo de radiação é proveniente do Sol, que se espalhou na atmosfera superior do planeta.

 

Veja também

 

Afinal, quais são os lugares mais assombrados do Brasil? VEJA

 

As mensagens que já enviamos para os alienígenas

 

Contudo, a equipe envolvida no trabalho sugeriu que parte das emissões também podem estar relacionadas com auroras — fenômeno já observado em outros comprimentos de onda — e de uma fonte ainda desconhecida. Nessa questão, uma possibilidade é a de que anéis de Urano também sejam capazes de produzir raios-X, assim como é visto em Saturno.

 

“Urano é cercado por partículas carregadas, como elétrons e prótons, em seu ambiente espacial próximo. Se essas partículas energéticas colidirem com os anéis, podem fazer com que eles brilhem na forma de raios-X”, explicou o Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics em comunicado.

 

Nesse contexto, a pesquisa destacou que a orientação incomum paralela do eixo de rotação — na maioria dos planetas do Sistema Solar, é perpendicular ao plano da órbita — e o campo magnético de Urano são responsáveis por criar um efeito luminoso das emissões. Assim, acredita-se que partículas de alta energia criam auroras complexas e variáveis, logo, determinar as fontes dos raios-X pode ajudar a solucionar outros mistérios do Universo, como buracos negros em crescimento e estrelas de nêutrons.

 

Entretanto, W.R. Dunn, líder da pesquisa, explicou que ainda não há tecnologias necessárias para explicar o fenômeno por completo. “A geração atual de observatórios de raios-X não fornece sensibilidade suficiente para caracterizar de modo espectral a flutuação temporal de curto intervalo observada”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

Para resolver isso, apontou a necessidade de novas missões — como os observatórios Advanced Telescope for High Energy Astrophysics (ATHENA) e Lynx, desenvolvidos pela NASA.

 

Fonte: Megacurioso

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.