NOTÍCIAS
Política
Empossada ministra, Gleisi agradece Moraes por ''defesa da democracia''
Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES

Gleisi Hoffmann, nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, tomou posse nesta segunda-feira (10/3)

A ministra Gleisi Hoffmann tomou posse nesta segunda-feira (10/3) como titular da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI). Durante discurso, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a nova ministra citou os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 e agradeceu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelo que chamou de “atuação em defesa da democracia”.

 

“Ao fim daquela duríssima campanha [de 2022], a democracia venceu. Venceu nas urnas pela vontade popular e venceu a trama golpista que culminaria nos atentados de 8 de janeiro de 2023”, afirmou a ministra em seu discurso de posse. “Venceu pela repulsa da sociedade àquela violência e pela firme reação das instituições, dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF. Quero reconhecer o papel do ministro Alexandre de Moraes na defesa da democracia e agora da soberania nacional”, destacou. Moraes é relator do inquérito que apura uma suposta tentantiva de golpe no país.

 

Durante a fala, Gleisi ainda mandou uma indireta ao governo dos Estados Unidos, agora liderado por Donald Trump. “Respeitamos e temos relações com todos, mas o Brasil é dos brasileiros e brasileiras”, disse Gleisi.

 

Veja também

 

Ao deixar o ministério, Nísia diz que sofreu campanha misógina e inaceitável enquanto esteve no cargo

 

Câmara dos Deputados debate nesta semana fim do Regime Jurídico Único dos servidores

 

Gleisi Hoffmann assumiu a SRI no lugar de Alexandre Padilha, que foi remanejado para o Ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade.
A pasta tem a atribuição de coordenar a articulação política do Executivo com o Congresso Nacional e Legislativo, além de estados e municípios.
As mudanças ocorrem no momento em que Lula tenta recuperar popularidade. Pesquisa Datafolha, divulgada em fevereiro, apontou que a aprovação do petista chegou ao menor nível em três mandatos. À frente da SRI, Gleisi terá a missão de fortalecer a base governista, destravar pautas prioritárias e preparar o terreno para as eleições de 2026.

 

Entre os projetos-chave para o governo está a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil. Anunciada no fim do ano passado, a medida ainda não foi entregue ao Congresso Nacional.

 

Natural de Curitiba, Gleisi é formada em direito e iniciou a carreira política em movimentos sociais de estudantes. Foi secretária de Estado no Mato Grosso do Sul durante o mandato de Zeca do PT.

 

Em 2002, durante o governo Dilma Rousseff, assumiu a diretoria financeira de Itaipu Binacional. Posteriormente, também foi ministra da Casa Civil.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Gleisi ainda teve mandatos no Senado, quando foi eleita a primeira mulher senadora do Paraná, e na Câmara dos Deputados. Em 2017, em meio à prisão de Lula, foi escolhida presidente do PT, cargo que ocupou até a semana passada. Ela teve que se licenciar para assumir a SRI.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.