Victor Simões da Silva e José Ricardo Santana estavam a bordo de um monomotor que caiu em Orlândia; os dois foram socorridos, mas não resistiram aos ferimentos.
O empresário amazonense Victor Simões da Silva, ligado ao Grupo Simões e filho de Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), morreu nesta sexta-feira (16) após a queda de um avião de pequeno porte em Orlândia, no interior de São Paulo. A outra vítima foi identificada como José Ricardo Santana. Os dois ocupantes foram encaminhados ao Hospital Beneficente Santo Antônio, mas morreram.
O acidente ocorreu na região do aeroporto da antiga Tangará. A aeronave envolvida era um monomotor do modelo Vans RV-7A, de prefixo PP-ZLC, com capacidade para duas pessoas. As circunstâncias da queda ainda são investigadas pelas autoridades.
De acordo com informações consultadas no Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião pertencia a Victor Simões da Silva, que detinha 100% da propriedade desde 6 de junho de 2023. O cadastro também aponta Rodrigo Nascimento Couto como operador da aeronave.
Veja também

Victor estaria em São Paulo para acompanhar a filha, Victoria Pizzonia Simões Silva, em uma competição de hipismo realizada em Orlândia. O evento CSN5* Agromen 2026 estava previsto para ocorrer entre os dias 14 e 18 de outubro.
A jovem tem trajetória no hipismo e conquistou medalhas em competições da modalidade, incluindo prata individual e bronze por equipes no Campeonato Brasileiro de Salto de Amazonas, em 2022.

Segundo informações divulgadas pela imprensa, José Ricardo Santana era pai do namorado de uma das filhas de Victor.
Além da atuação empresarial, Victor era apaixonado pela aviação. Em um vídeo publicado em julho de 2025, ele falou sobre sua relação com a atividade e descreveu o avião acrobático Pitts S-2B como seu “xodó” e “amor”.

Foto: Divulgação
Victor fazia parte de uma família tradicional do empresariado amazonense, ligada ao Grupo Simões, que construiu uma trajetória histórica no setor de bebidas e mantém atuação na região.
A morte do empresário repercutiu no Amazonas, especialmente entre familiares, amigos e integrantes do meio empresarial. As causas do acidente e os detalhes sobre as circunstâncias da queda deverão ser esclarecidos durante a investigação.
VEJA REPORTAGEM DO 'PORTAL
DO ZACARIAS' AO VIVO:
VEJA VÍDEOS: