Provas do Enamed, Revalida e Enare serão aplicadas neste domingo (13), com portões abertos ao meio-dia e fechamento às 13h, pelo horário de Brasília.
Mais de 152 mil candidatos participam, neste domingo (13), do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2026. Na mesma data, também serão aplicadas a primeira etapa da segunda edição de 2026 do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) e as provas do Exame Nacional de Residência (Enare).
O Enamed e o Revalida são aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o Enare é coordenado pela HU Brasil em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Desde a edição 2025/2026, a nota obtida no Enamed pode ser utilizada pelos participantes para concorrer a programas de residência médica de acesso direto do Enare, conforme as regras estabelecidas no edital. Por esse motivo, os candidatos devem ficar atentos às informações específicas de cada exame.
Veja também

Estudante de Manaus, de 10 anos, conquista vaga em mundial de Matemática na Tailândia
Amazonas reduz analfabetismo e registra índice abaixo da média nacional
Antes da prova, o Inep recomenda que os participantes consultem o Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento informa o endereço do local de aplicação, os horários, a documentação necessária e eventuais orientações relacionadas ao atendimento especializado.
Apesar de não ser obrigatória a apresentação do cartão no dia da prova, a recomendação é que o candidato verifique as informações com antecedência para evitar imprevistos.
Ao todo, o Enamed contabiliza 152.966 inscritos. A primeira etapa do Revalida 2026/2 reúne 14.417 participantes. Já o Enare teve 158.009 inscrições homologadas.
Do total de inscritos no Enare, 98.036 concorrem a vagas de residência médica, enquanto 59.973 participam da seleção para residência em áreas profissionais da saúde, nas modalidades multi e uniprofissionais.
As provas dos três exames serão realizadas seguindo o horário oficial de Brasília. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h. Depois do fechamento, não será permitida a entrada de candidatos.
A aplicação terá início às 13h30 e seguirá até as 18h30. Participantes que tiveram o pedido de tempo adicional aprovado terão direito a mais 60 minutos para concluir a prova. Nesse caso, o encerramento será às 19h30.
Para fazer o exame, candidatos brasileiros deverão apresentar documento oficial original de identificação com fotografia, emitido por órgão brasileiro. Entre as opções aceitas estão cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal, além de documentos emitidos por ordens ou conselhos de classe que tenham validade legal como identificação.
Também são aceitos passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) emitida após 27 de janeiro de 1997 e Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Documentos digitais com fotografia também poderão ser apresentados, desde que estejam disponíveis nos aplicativos oficiais correspondentes. Estão nessa categoria o e-Título, a CNH Digital, o RG Digital e a CIN Digital.
Para participantes estrangeiros, são aceitos documentos como passaporte, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados, Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM).
Também são válidos documentos de identidade civil ou equivalentes emitidos por países integrantes ou associados ao Mercosul. A CRNM e o DPRNM podem ainda ser apresentados em formato digital pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A orientação para os candidatos é conferir previamente todas as exigências do exame e o endereço indicado no Cartão de Confirmação, além de se organizar para chegar ao local de prova antes do fechamento dos portões.