19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
10/04/2024

Enchentes atingem áreas da Rússia e do Cazaquistão

Foto: Reprodução

Mais de 110 mil pessoas já foram retiradas da região

Inundações tomaram conta de cidades e vilas na Rússia e no Cazaquistão nesta quarta-feira (10), depois que o terceiro maior rio da Europa transbordou, forçando a retirada de mais de 110 mil pessoas e inundando partes da cidade de Oremburgo.

 

A água inundou dezenas de assentamentos nos Montes Urais da Rússia, na Sibéria, no Volga e em áreas do Cazaquistão, após importantes rios, como o Ural, que deságua no Cáspio, subirem mais de 70 cm acima do nível normal, atingindo mais de 10 metros.

 

Em Oremburgo, cidade com 550 mil habitantes a cerca de 1.200 quilômetros a leste de Moscou, centenas de casas foram inundadas e pelo menos 7.700 pessoas foram retiradas quando o Rio Ural subiu rapidamente além do nível crítico de 9,3 metros.

 

Veja também

 

Três crianças refugiadas são encontradas mortas após naufrágio na Grécia

 

Físico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel, morre aos 94 anos

 

Imagens da Reuters mostraram áreas próximas à cidade debaixo d'água. Em Kurgan, região que se estende pelo Rio Tobol, 4.500 pessoas foram retiradas e cresceu o temor de que milhares - ou até dezenas de milhares - mais precisariam ser retiradas.

 

"A previsão é desfavorável", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, aos repórteres. "O nível da água continua a subir nas zonas de inundação, grandes quantidades estão chegando a novas regiões."

 

A situação de inundação foi aguda em partes da Sibéria Ocidental, a maior bacia de hidrocarbonetos do mundo, onde o pico é esperado em três a cinco dias, e em algumas áreas ao redor do Volga, o maior rio da Europa, disse o ministério de Emergências.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Os moradores de Oremburgo disseram que foi a pior inundação de que se tem lembrança, enquanto as autoridades russas a pior já registrada na região. O Cazaquistão informou que 96 mil pessoas foram retiradas. Segundo a Rússia, disse 10.500 casas foram inundadas em 37 áreas, a maioria na região de Oremburgo. 

 

Fonte: Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.