26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
21/11/2022

Enem 2022: gabarito oficial será divulgado nesta semana. VEJA CRONOGRAMA

Foto: Reprodução

Realizado nos dias 13 e 20 de novembro deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que dá acesso a instituições de ensino superior e políticas públicas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), terá o gabarito oficial divulgado na quarta-feira, 23, às 18 horas, conforme informou o ministro da Educação, Victor Godoy, na manhã desta segunda-feira, 21. Os resultados com as notas individuais estarão disponíveis em 13 de fevereiro de 2023

 

O documento poderá ser conferido na seção de 'Provas e Gabaritos' do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pasta do MEC responsável pela execução da avaliação. No link, também é possível conferir o gabarito de edições anteriores do Enem.

 

A partir do dia de divulgação dos resultados, o MEC tem o prazo de 60 dias para permitir o acesso do participante ao espelho da redação. O documento vai ficar disponível também na Página do Participante.

 

Veja também

 

Questão do Enem 2022 de matemática sobre salário e comissão não tem resposta, dizem cursinhos

 

Garrafa PET para economia de energia foi uma questão do segundo dia do Enem 2022

 

Provas do Enem

 

Ao menos 3,4 milhões de pessoas se inscreveram para a versão impressa do Enem 2022. Ainda de acordo com os dados preliminares, ao menos 2,4 mil estiveram presentes no primeiro dia da avaliação, o que representa 72,1%. O primeiro dia de prova teve 27,9% de abstenção.

 
 
No segundo dia, compareceram pouco mais de 2,3 milhões, somando 68,1% de participantes presentes. Ou seja, 31,9% dos candidatos não foram realizar o exame.  No digital, 66,5 mil se inscreveram. Do total, 32,3 mil participaram do primeiro dia, atingindo 48,7% de presentes. No segundo dia, o número foi menor, ficando em 29,8 mil, representando 44,9%. Em ambas as datas, a abstenção ficou acima de 50%.

 

"O fato é que o Enem digital ainda não deslanchou. O Inep tem esse papel, essa missão de buscar de que maneira a gente consegue trazer tecnologia, trazer inovação e mais atratividade para isso. E também esse modelo de levar o computador para a sala de aula, para o aluno ter que fazer (o exame) na sala de aula, também torna o modelo não muito escalável porque ficaria muito difícil levar esses computadores para mais de 153 mil locais de aplicação", afirmou o ministro.

 

No primeiro domingo de prova, os participantes responderam questões de linguagens e ciências humanas. No mesmo dia também escreveram a redação com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Já no segundo dia, eles responderam questões de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia.

 

Informações preliminares do Inep apontam ainda que 4.986 participantes foram eliminados na prova impressa, enquanto na digital, o número foi de 140. Entre os exemplos de motivos estão: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido e não cumprir normas previstas no edital.

 

Com relação aos participantes afetados por problemas logísticos, no exame impresso foram 162 estudantes. Já no digital, 31 participantes. Em geral, por emergências médicas e interrupção temporária de energia.

 

Durante a coletiva, o ministro também citou brevemente a possibilidade de números inflados de inscritos em edições anteriores do Enem, ao ser questionado sobre a queda do número de inscritos na edição deste ano, com 3,4 milhões, menor número desde 2006.

 

"O próprio número de participantes do Enem, que tem investigação em curso, sobre a possibilidade de ter números inflados de inscritos no exame, que está em apuração pelo TCG (Tribunal de Contas da União) e CGU (Controladoria-Geral da União). Pode ser uma das razões que explique essa redução também. Naturalmente, tivemos um período de pandemia no meio do caminho, que certamente deve ter efeito sobre a redução de inscritos", disse ele.

 

Ainda de acordo com Godoy, neste ano deve ser publicado o cronograma do edital da edição do Enem do ano que vem, dando tempo para que todos possam se programar.

 

Cronograma
Solicitação de reaplicação
Entre 21 e 25 de novembro de 2023

 

Segundo o Inep, em casos de doenças infectocontagiosas, como a covid-19, os pedidos devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente. Já no que se refere a problemas logísticos, o instituto avaliará as solicitações, de acordo com as possíveis intercorrências registradas.

 

Publicação dos gabaritos oficiais e dos cadernos de questões
23 de novembro de 2023 às 18 horas

 

Reaplicação/Enem PPL (mesma data para Privados de Liberdade)
10 e 11 de janeiro de 2023

 

Resultados - notas individuais
13 de fevereiro de 2023

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Resultados dos treineiros e vista pedagógica da redação
Abril de 2023 

 

Fonte:Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.