21 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
02/04/2024

Enem 2024: confira datas para realizar pedido de isenção da taxa e justificar ausência na prova do ano passado

Foto: Reprodução

Conforme divulgado pelo Inep, ambas as etapas vão do dia 15 a 26 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (1º) as datas para o pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e para justificar a ausência do candidato na edição do ano passado. Conforme divulgado no edital, ambas as etapas vão do dia 15 a 26 de abril.

 

As datas das provas do Enem 2024 e o edital ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

 

A isenção da taxa de inscrição permite ao estudante realizar as provas do exame de forma gratuita, sem pagar a taxa que na última edição foi de R$ 85. Para conseguir isenção, o candidato precisa preencher algum dos seguintes requisitos e comprová-los por meio de documentos:

 

Veja também 

 

Prefeitura de Manaus prorroga inscrições para o Bolsa Idiomas até esta terça-feira

 

Prefeitura de Manaus lança projeto 'Coleta Seletiva Porta a Porta' para ampliar recolhimento de lixo reciclável

Estar cursando a última série do ensino médio no ano de 2024, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica


Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio


Declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.


De acordo com o Inep, o participante que teve concedida a isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023 e que não tenha comparecido nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024.

 

COMO FAZER O PEDIDO DE ISENÇÃO E JUSTIFICAR AUSÊNCIA?


Os pedidos da isenção da taxa do Enem 2024, bem como a justificativa de ausência na prova anterior, poderão ser feitos na Página do Participante, no portal do Inep. Para entrar no sistema é necessário inserir os dados de acesso da conta gov.br. Para concluir as solicitações, o candidato deve informar os seguintes dados:

 

Número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento.


Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal, para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Antes de solicitar a isenção, o participante deve verificar a correspondência dessas informações pessoais e, se for o caso, atualizá-las na Receita Federal.


Informar um endereço de e-mail válido e único e um número de telefone fixo e/ou de um celular válido, que poderão ser utilizados pelo Inep para enviar ao participante informações relativas ao Exame.


Preencher corretamente as informações solicitadas, inserir os documentos requeridos e verificar se a solicitação foi concluída com sucesso.
Os dados referentes ao Número de Identificação Social (NIS), a situação do ensino médio e os dados informados no Questionário Socioeconômico não poderão ser alterados após a solicitação ser concluída.


O QUE JUSTIFICA A AUSÊNCIA NO ENEM 2023?


Segundo o Inep, entre os documentos que justificam a ausência no Enem 2023 estão:

 

Boletim de ocorrência por assalto ou furto


Acidente de trânsito


Morte na família


Maternidade ou paternidade


Acompanhamento de familiar em algum evento ocorrido na data da prova


Privação de liberdade


Problemas de saúde


Deslocamento a trabalho


Intercâmbio acadêmico ou atividade curricular


No edital divulgado pelo Inep, por meio do Diário Oficial, estão disponíveis no Anexo I todos os documentos aceitos para justificar a falta no Enem.

 

Ter a aprovação da justificativa de ausência e da solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024 não garante a efetivação da inscrição no Enem 2024.

 

CONFIRA TODAS AS DATAS


15 a 26 de abril: Justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024


13 de maio: Resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024


13 a 17 de maio: Recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


24 de maio: Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2024 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.