01 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
17/04/2024

Enquanto a oposição se cala diante de possível corrupção na Prefeitura de Beruri, entidades civis organizadas querem pressa em investigação por suposto nepotismo, danos ao erário e por improbidade administrativa da prefeita Maria Lucir

Foto: Reprodução

Prefeita de Beruri continua se recusando receber as vítimas da tragédia do Arumã

Por Xico Nery, correspodente do "PORTAL DO ZACARIAS" no interior do Amazonas - A prefeita Maria Lucir Santos de Oliveira (MDB), do município de Beruri, a 324 quilômetros da Capital Manaus, poderá vir a responder por corrupção ativa e passiva caso seja denunciada ao Ministério Público Federal (MPF-AM), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

 

Para isso acontecer, de fato, políticos e entidades civis organizadas oponentes ao governo de Dona Maria Lucir, devem se manifestar sobre o assunto após a conclusão de um abaixo assinado com pedido de auditoria nas contas da prefeitura por parte do Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU) sob suspeitas de desvios de recursos da educação, saúde, promoção social, erradicação da pobreza, do Fundeb e precatórios do Fundef da educação básica.

 

Pesa contra a gestão municipal, segundo informações de 2017-24, “suspeitas claras de suposto enriquecimento ilícito da prefeita, Dona Maria, aliados políticos e do marido José Domingos de Oliveira (mais conhecido como Zé Domingos e ex-prefeito), figuram no topo do ranking das denúncias a serem apresentadas aos órgãos de controle de âmbito federal. Além disso, a população denuncia o crescimento financeiro de um filho, dono de uma concessionária de motos na cidade governada pela mãe.

 

Veja também

 

Temendo nova crise de saúde, usuários do SUS exigem que hospitais dos municípios do Purus sofram inspeções do MS, MP e do governo amazonense a fim de apurar possíveis desvios de recursos

 

Construtora é acusada de se apropriar ilegalmente de material de uma Unidade Básica de Saúde para Centro de Convivência do Idoso no município de Pauini, interior do Amazonas

 

Prefeita Maria Lucir  em fim de mandato, construindo

dois imóveis da família ao mesmo tempo na cidade

 

Dona Maria Lucir, nomeou a filha Ranieri de Oliveira, à Secretaria Municipal de Finanças e outros familiares de menor expressão para cargos de baixo e médio escalão. A maioria estaria lotada em setores da Prefeitura no vizinho município de Manacapuru (a 106,2 quilômetros de Beruri). Nessa esteira de nomeações da parentela da prefeita, “por nepotismo evidente, consta ainda, a nomeação de um sobrinho à Procuradoria do município, em Manaus, cuja identidade não foi revelada”.

 

VÍCIOS RECORRENTES

 

O crescimento patrimonial considerado meteórico da família Oliveira – que governa a cidade de Beruri por mais 16 anos consecutivos - vem ajudando a fortalecer “o conjunto de suspeitas de enriquecimento ao longo do tempo que, agora, devem fomentar denúncias aos MPF, ao TCU e à CGU”, diz um dos prováveis signatários do documento.

 

Não é de hoje que a prefeita do município de Beruri, Dona Maria Lucir, de acordo com informações, não consegue explicar com apenas o ensino fundamental, declarou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), cerca de R$ 500 mil em sua conta bancária, além de outros bens. É dela o imóvel de classe média alta no bairro Terra Preta, em Manacapuru, de onde viria administrando a cidade pela qual é prefeita duas vezes.

 

OPOSIÇÃO CONSENTE?

 

Conforme opinião colhida pela reportagem, em Beruri, há três semanas, moradores da cidade disseram que, “não entendemos, como pré-candidatos e políticos calam com tantas suspeitas de suposta corrupção nos governos do marido e da prefeita de nosso município”. Também nunca houve manifestação da Câmara de Vereadores sobre possíveis irregularidades em desfavor da gestora municipal.

 

- Nenhum pré-candidato fez, até aqui, qualquer denúncia aos tribunais de Contas ou ao Gaeco Federal, acrescentaram as fontes.

 

Segundo ainda os moradores, o filho de Dona Maria construiu o prédio mais luxuoso da cidade, onde funciona uma concessionária de motos. A prefeita, Dona Maria Lucir, por não morar em Beruri, desde a primeira eleição do marido, estar concluindo a construção de dois outros prédios. Num dos imóveis, ela pretende morar, revela um dos construtores da obra.

 

O filho da prefeita finalizando prédio da

sua nova concessionária de motos

(Fotos: Divulgação)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

VEJA VÍDEOS:

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.