NOTÍCIAS
Educação
Ensino médio da rede pública registra queda na reprovação e avanço na permanência dos alunos
Foto: Divulgação

Dados do Censo Escolar mostram melhora nos indicadores de rendimento, redução da evasão e aumento da aprovação entre 2022 e 2025.

O ensino médio da rede pública brasileira apresentou avanços significativos nos últimos três anos, segundo dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre 2022 e 2025, a taxa de reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. Já a distorção idade-série, que mede o atraso escolar, diminuiu 28%, e a aprovação dos estudantes cresceu 11%.

 

Os resultados apontam uma melhora na permanência dos jovens na escola e no desempenho escolar. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os avanços estão relacionados à ampliação de políticas públicas voltadas à educação, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o Programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia.

 

Outro indicador positivo foi o crescimento de 46% nas inscrições de concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2022 e 2025. Além disso, o Inep identificou uma queda de 28% na taxa de estudantes que deixavam de retornar ao ensino médio no ano seguinte, o que representa cerca de 250 mil jovens a mais permanecendo nas salas de aula em comparação com o cenário de 2022.

 

Veja também 

 

Programa nacional vai capacitar 4 mil lideranças em cultura digital nos biomas brasileiros

 

Curso gratuito de Gestão de Redes Sociais abre 60 vagas para capacitação em Manaus

 

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua Educação), do IBGE, também reforçam essa tendência. A frequência escolar entre jovens de 15 a 17 anos aumentou de 76,8% em 2024 para 80,6% em 2025, enquanto a proporção de adolescentes fora do ensino médio caiu de 23,2% para 19,4% em apenas um ano.

 

Entre as iniciativas de maior impacto está o programa Pé-de-Meia, que já beneficia mais de 7 milhões de estudantes da rede pública. O incentivo financeiro busca reduzir a evasão escolar, estimular a frequência às aulas, incentivar a conclusão do ensino médio e ampliar a participação no Enem.

 

A educação em tempo integral também apresentou crescimento expressivo. Em 2025, 25,8% das matrículas da rede pública passaram a ser nessa modalidade, atingindo a meta prevista pelo Plano Nacional de Educação (PNE) e beneficiando cerca de 8,8 milhões de estudantes.

 

Outro avanço destacado foi a ampliação da conectividade nas escolas públicas. O número de unidades com internet voltada ao uso pedagógico aumentou 43,7% desde 2023, chegando a aproximadamente 100 mil escolas e atendendo cerca de 24 milhões de estudantes.

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram  

 

O MEC também anunciou mudanças no Enem, que voltou a servir como certificação do ensino médio para candidatos que cumprirem os requisitos estabelecidos e, a partir de 2026, passará a ser utilizado como instrumento de avaliação da qualidade do ensino médio no país. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.