19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
01/02/2020

Entenda o que acontece após o Reino Unido ter saído da União Europeia

Foto: Divulgação

Em Londres, apoiador do Brexit agita bandeira em comemoração à saída do Reino Unido da União Europeia nesta sexta-feira (31)

O Reino Unido deixou a União Europeia às 23 horas (20 horas de Brasília) desta sexta-feira (31), mais de três anos e meio depois de ter decidido pelo Brexit em um referendo, em 23 de junho de 2016.

 

Mas isso não significa que os britânicos não estarão mais conectados ao bloco de um dia para o outro.

 

Durante 11 meses, as duas partes ainda terão um período de transição, em que vários detalhes do relacionamento entre elas serão negociados. Entre os mais importantes estão:

 

Veja também 

 

Brexit: o que a União Europeia ganha com a saída do Reino Unido, seu integrante incômodo

 

Vítimas tinham 4 anos! Homem estupra e transmite DST para filhas de ex-namorada

 

Se em 11 meses não for possível chegar a um acordo sobre livre comércio, a saída será sem acordo. O Reino Unido passa a seguir os termos da Organização Mundial de Comércio e produtores e importadores britânicos passam a pagar tarifas que hoje não existem para vender e comprar produtos europeus, além de serem sujeitos às mesmas regras que outros parceiros da OMC.

 

Ativistas contrários ao Brexit seguram velas durante vigília organizada pelo grupo de direitos civis New Europeans do lado de fora da Europe House, em Londres, no Dia do Brexit, na sexta-feira (31) — Foto: Isabel Infantes/AFP

 

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a separação é o "início de uma nova era". Ele confia na negociação de um acordo satisfatório para ambas as partes, mas já anunciou que não irá pedir nenhuma extensão no período de transição, e que este será encerrado dentro da data prevista – 31 de dezembro de 2020 – independente do resultado.

 

Mas, caso mude de ideia, as duas partes têm até 1º de julho para definirem uma extensão.

 

Sem direito a voto


Já nesta sexta-feira, o Reino Unido automaticamente deixa de fazer parte das instituições políticas europeias, como o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, não tendo mais direito a voto.

 

No entanto, durante o período de transição, continua contribuindo para o orçamento da União Europeia, precisa continuar seguindo suas regras e está sujeito às determinações da Corte Europeia de Justiça em caso de disputas legais.

 

Entenda como surgiu a União Europeia e o Brexit

 

Irlanda e Irlanda do Norte


Uma das questões mais delicadas do Brexit sempre foi a das Irlandas: enquanto a República da Irlanda – um país independente – permanece na União Europeia, a Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido, deixa o bloco nesta sexta.

 

O acordo de paz de 1999, que pôs fim a três décadas de sangrentos conflitos entre os dois países, contempla a ausência de barreiras físicas entre os dois lados.

 

Desde aquele ano, pode-se cruzar a fronteira sem passar por nenhum controle físico. A venda de bens e serviços ocorre com poucas restrições, já que ambos os lados fazem parte do mercado comum europeu e da união aduaneira.

 

Os prós e contras do Brexit para o Reino Unido

 

Mas, a partir desta sexta-feira, a fronteira entre as duas Irlandas passará a ser, na prática, a fronteira física entre a UE e o Reino Unido.

 

As negociações sobre como a questão irlandesa seria abordada no Brexit foram justamente o que emperrou os planos apresentados pela ex-premiê britânica Theresa May no Parlamento britânico, e o motivo pelo qual eles foram rejeitados.

 

O plano que Boris Johnson conseguiu acordar com a UE e aprovar no Parlamento prevê que não haverá novas checagens ou controles de mercadorias que cruzem a fronteira entre as duas Irlandas. Para isso, a Irlanda do Norte será uma exceção: continuará seguindo as regras da União Europeia em relação a produtos manufaturados e de agricultura, diferente do restante do Reino Unido.

 

Controle aduaneiro entre Irlanda do Norte e Grã-Bretanha — Foto: Arte/G1

 

Além disso, todo o restante do Reino Unido irá deixar a união aduaneira da UE, mas a Irlanda do Norte continuará aplicando o código alfandegário europeu em seus portos.

 

Com isso, produtos e processos terão novas checagens e processos não ao circular entre Irlanda do Norte e Irlanda, mas sim entre Irlanda do Norte e os outros países do Reino Unido: Inglaterra, País de Gales e Escócia.

 

O que o Reino Unido e a União Europeia ainda precisam discutir são a natureza e a extensão dessas checagens e processos, uma operação que será conduzida por um comitê conjunto, liderado por um membro da Comissão Europeia e um ministro britânico.

 

Durante o período de transição, até dezembro de 2020, haverá ainda um comitê exclusivo para discutir questões relativas à Irlanda do Norte.

 

E existe também um compromisso de que, caso não se chegue a um acordo ao final da transição, a Irlanda do Norte não será afetada pelas mesmas tarifas e barreiras comerciais que poderão ser impostas ao restante do Reino Unido pela União Europeia.

 

Adiamentos


Inicialmente, o Brexit deveria ter acontecido em 29 de março de 2019, mas foi adiado por três vezes, já que a ex-primeira-ministra Theresa May não conseguiu que o Parlamento britânico aprovasse o acordo de retirada que ela havia negociado com a União Europeia.

 

O desgaste causado pelas rejeições custou a ela o cargo, e May renunciou, sendo substituída por Johnson em junho do ano passado. Em sua primeira tentativa, o novo premiê também fracassou e não conseguiu aprovar um acordo.

 

Isso mudou, porém, depois que foi reconduzido ao cargo depois que seu partido, o Conservador, ganhou as eleições em dezembro. Já com a maioria parlamentar garantida, ele conseguiu aprovar com facilidade seu plano no início deste ano e dar prosseguimento ao Brexit, cumprindo a data de 31 de janeiro.

 

Saída com gaita de fole


Representante da União Europeia no Brasil explica impactos do Brexit

 

Eurodeputados do Partido do Brexit do Reino Unido –portanto, favoráveis à separação– deixaram nesta sexta-feira (31) a Eurocâmara com destino a Londres, em uma encenação cuidadosa com bandeira britânica e gaita de fole incluídas.

 

"Adeus! Nós não voltaremos", gritou a deputada Ann Widdecombe, antes da pequena delegação entrar nos táxis em direção à estação para pegar o trem até Londres.

 

Rupert Lowe se diz "feliz" por voltar. "Se acreditam na democracia, sigam o nosso exemplo. Nós levamos nossa soberania para casa. É o que o povo britânico quer", acrescenta o deputado da formação populista de direita.

 

A bandeira do Reino Unido é dobrada e removida após ser baixada do lado de fora do Parlamento Europeu, em Bruxelas, na Bélgica, na noite do Brexit, em 31 de janeiro — Foto: AP Photo/Francisco Seco

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O presidente do partido, Nigel Farage, já havia deixado a Europa continental na noite de quarta-feira após a histórica ratificação pela Eurocâmara do acordo de divórcio que encerra 47 anos de adesão do Reino Unido ao bloco.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.