15 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
21/05/2024

Epidemia de dengue deve voltar em novembro, alertam especialistas

Foto: Reprodução

Governo se prepara para que a onda de casos de dengue prevista para 2025 comece a aparecer a partir de novembro próximo

Neste ano, o Brasil registrou mais de 4,9 milhões de casos de dengue em um recorde histórico de infecções. Embora o governo comemore a tendência de queda nos casos, o Ministério da Saúde se prepara para que a curva volte a subir ainda em novembro deste ano.

 

Em geral, as epidemias de dengue têm um ano de intervalo entre uma e outra, mas essa janela de tempo tem se tornado cada vez menor nos últimos anos. A previsão é de que, logo no início do verão, ainda em 2024, a dengue volte a se espalhar pelo país.

 

Segundo a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, há previsão de que o ciclo epidemiológico da dengue se antecipe, conforme o que aconteceu entre 2023 e 2024.

 

Veja também 

 

Governador Wilson Lima inicia entrega de novos tomógrafos para rede estadual de saúde

 

Hospital Adriano Jorge usa pela primeira vez técnica menos invasiva para tratamento do câncer de próstata no estado

A pasta promoveu, quinta e sexta-feira (15 e 16/5), um encontro com mais de uma centena de pesquisadores para definir estratégias de combate à dengue e outras arboviroses que devem se proliferar na virada do ano.

 

Aedes aegypti, também conhecido como mosquito da dengue - Metrópoles

Foto: Reprodução

 

O infectologista Kléber Luz, representante da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), atribui o encurtamento do ciclo da dengue às mudanças climáticas. As alterações do clima fazem com que as temperaturas se tornem propícias para a multiplicação dos mosquitos Aedes aegypti por mais tempo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Alguns locais podem ser mais afetados pela antecipação de casos, especialmente a Região Norte do país. “A Amazônia, com seu clima quente e úmido, oferece um habitat ideal para o mosquito. Além disso, a presença de populações isoladas, e em áreas sem saneamento adequado, forma um caldo perfeito para um boom de casos”, indica o infectologista Leonardo Weissmann, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e professor da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp).

 

Fonte: Uol

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.