A partir das disciplinas de Artes e Educação Física, alunos promoveram o 1º Festival de Dança da unidade de ensino
Uma atividade pedagógica promovida pela Escola Estadual (EE) Professora Eunice Serrano Telles de Souza, localizada no Centro de Manaus, mobilizou os alunos do Ensino Médio e uniu o teatro e a dança, a partir das disciplinas de Artes e Educação Física. A iniciativa resultou no 1º Festival de Dança da escola.
Voltado para os estudantes de 1ª à 3ª série do Ensino Médio, a atividade teve como objetivo a imersão dos estudantes na prática da dança e do teatro, trabalhando aspectos motores e espaciais, além do desenvolvimento da socialização por meio do aspecto lúdico da dança. A primeira edição do festival ocorreu na tarde da quarta-feira (02/10).
Idealizado pelas professoras Geany Patrícia e Simone Oliveira, o evento uniu as disciplinas de Artes e Educação Física, utilizando a dança e o teatro como ferramenta artística e de aprendizado. Abordando temas como educação ambiental, abandono escolar e inclusão, os estudantes vivenciaram, por meio de apresentações, diferentes realidades do cotidiano escolar.
Veja também
Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos
Um mês para o Enem: os 5 assuntos de Matemática que você precisa revisar
O evento contou com performances, apresentação de stand up e uma fala do estudante Samuel de Araújo sobre a importância da dança no contexto escolar. Durante as performances, os alunos trabalharam com artistas contemporâneos, dançando as canções da cantora Lana Del Rey, e também com clássicos brasileiros, dançando ao som das músicas de Gal Costa.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Alice Mafra, a dança tem um papel relevante na vida dos estudantes, e realizar esse tipo de atividade interdisciplinar permite que eles possam colocar, de forma criativa e divertida, tudo aquilo que aprenderam em sala de aula.
“Faz bem tanto para o corpo, quanto para a mente, e é uma forma deles estarem aprendendo o conteúdo trabalhado dentro dos componentes curriculares de Artes e Educação Física. É um momento tanto de conhecimento, quanto de lazer para os nossos alunos, por isso é uma atividade bastante importante”, disse a diretora.
A DANÇA E O APRENDIZADO
Segundo a professora Geany Patrícia, uma das educadoras responsáveis pelo projeto, a dança apresenta diversos benefícios, auxiliando em habilidades psicomotoras, cognitivas e sociais. Para ela, o festival de dança também trouxe para os alunos a conscientização.
“As temáticas abordadas em relação à interpretação corporal fizeram com que os alunos refletissem o óbvio, a realidade, a sensibilidade e internalização dos fatores sociais que nos cercam”, comentou a professora.
Fotos: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O estudante Samuel de Araújo, 17, da 3ª série do Ensino Médio, realizou a abertura do festival com uma fala sobre a importância da dança. Para o aluno, a dança é muito importante para a formação do cidadão, porque contribui para a construção de cidadãos mais críticos e mais ativos na sociedade.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
“A dança está inteiramente ligada. Como costumamos dizer, a dança é a ‘educação por meio da arte’ e ela promove essa educação, essa interação e essa socialização entre as pessoas”, completou o estudante.
Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais