18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
20/04/2024

ESCOLIOSE EM CRIANÇAS: Conheça as causas e como identificar o problema

Foto: Reprodução

A escoliose pode ser congênita ou adquirida. Veja qual teste fazer para identificar a condição e como tratar

Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Mas, quando ela apresenta um encurtamento, como uma espécie de curvatura lateral, chamamos o problema de escoliose.

 

O problema é muito comum, e atinge inclusive crianças e adolescentes – o que chama atenção por se tratar de fases importantes para o desenvolvimento do corpo.

 

De acordo com Pedro Fortuna, ortopedista especialista em coluna do Grupo Spine, há dois tipos de escoliose: a idiopática e a congênita. A primeira representa 80% dos casos, sendo que a maioria acontece em adolescentes. As ocorrências em crianças representam 10% do total.

 

Veja também 

 

Vacinação contra gripe pode prevenir infarto e AVC. Entenda

 

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

Ainda não se sabe ao certo o que causa a escoliose idiopática. Contudo, alterações genéticas são a teoria mais aceita atualmente pela medicina, informa o médico.“Sabemos então sobre o caráter genético, mas não conseguimos determinar quais genes são mais acometidos”, explica o especialista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O ortopedista Pedro Fortuna salienta que não existe uma relação entre má postura e uso inadequado de mochila com desenvolvimento de escoliose. Sabe-se apenas que esses hábitos podem gerar dor nas costas, porém, não são capazes de provocar deformidade.A escoliose congênita é aquela que afeta crianças já ao nascimento, quase sempre acompanhadas de outras anormalidades congênitas, sendo alterações no trato geniturinário o mais comum.

 

Fonte: Revista Cenarium

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.