Caminhada simples e acessível ajuda, comprovadamente, a melhorar a glicemia, a digestão, a circulação, o metabolismo e até a saúde mental
Caminhar é uma das formas mais simples e eficientes de atividade física. Ao longo da última década, estudos vêm reforçando que não apenas quanto caminhamos importa, mas também quando nos movimentamos. Nesse contexto, as caminhadas feitas logo após as refeições ganharam destaque entre especialistas em saúde metabólica.
O que antes era visto apenas como um hábito cotidiano passou a ser reconhecido como uma estratégia eficaz para controlar o açúcar no sangue, favorecer a digestão, melhorar a circulação, reduzir a pressão arterial e minimizar os efeitos nocivos do sedentarismo, um dos grandes problemas de saúde da vida moderna.
A coluna Claudia Meireles entrevistou a endocrinologista e nutróloga Raissa Castro sobre o tema. A médica atua no cuidado integral da saúde metabólica, hormonal e do estilo de vida. Segundo a especialista, pequenas caminhadas após as refeições podem gerar benefícios expressivos quando incorporadas de forma regular à rotina.
Veja também

Hormônio do bem-estar mostra potencial para reduzir ansiedade ligada ao estresse social
Você pode estar lavando o rosto errado: hábitos simples que prejudicam a pele
Após uma refeição, especialmente aquelas ricas em carboidratos, a glicose é absorvida pelo intestino e liberada na corrente sanguínea. Esse processo costuma provocar picos de açúcar no sangue — fenômeno conhecido como hiperglicemia pós-prandial.

Foto:Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Quando a pessoa caminha após comer, os músculos entram em atividade e passam a utilizar parte dessa glicose recém-absorvida como fonte de energia. Esse mecanismo reduz a necessidade de grandes liberações de insulina e ajuda a suavizar os picos glicêmicos.