17 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
27/03/2024

Especialistas apontam atuação de grupo russo com fake news sobre Kate

Foto: Reprodução

Segundo pesquisadores da área de segurança, rumores teriam sido ampliados e intensificados por grupo que tem base na Rússia

Um grupo de desinformação com base na Rússia pode ter ampliado e aumentado os rumores e as conspirações nas redes sociais sobre a saúde da princesa de Gales, Kate Middleton. É o que acreditam pesquisadores da área de segurança. As informações são da BBC.Os especialistas que analisam dados de redes sociais dizem que há fortes indícios de uma campanha coordenada, partilhando e aumentando as alegações falsas e os conteúdos divisivos, tanto em apoio como em crítica à princesa.

 

Dias antes de Kate revelar o diagnóstico de câncer em uma mensagem de vídeo, houve um aumento de rumores on-line e, muitas vezes, de alegações sobre a sua saúde, aumentando a pressão emocional sobre a princesa e o marido, o príncipe William.Conforme os pesquisadores, a campanha é consistente com os padrões anteriores de um grupo de desinformação russo. As contas envolvidas também divulgavam conteúdo contrário ao apoio da França à Ucrânia, sugerindo um contexto internacional mais amplo para os rumores reais.

 

Essa rede específica de influência estrangeira tem histórico nessa área, com foco na erosão do apoio à Ucrânia após a invasão da Rússia.A BBC havia rastreado pesquisadores amadores e usuários reais de mídia social que iniciaram e impulsionaram especulações e teorias da conspiração.

 

Veja também 

 

Harry quer uma reconciliação com William e Kate, mas espera desculpas

 

O novo nome da oposição na Venezuela para enfrentar Maduro

Mesmo sem qualquer impulso artificial, essas afirmações acumularam milhões de visualizações e curtidas. E os algoritmos já promoviam esse tema nas redes sociais sobre a realeza, sem a intervenção de redes de contas falsas.

 

Segundo Martin Innes, diretor do Instituto de Inovação em Segurança, Crime e Inteligência da Universidade de Cardiff, os seus pesquisadores encontraram tentativas sistemáticas de intensificar ainda mais a onda de rumores sobre a princesa, com hashtags reais compartilhadas bilhões de vezes através de uma série de plataformas de redes sociais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Segundo ele, o grupo não é uma entidade estatal, mas está ligada a pessoas que foram recentemente alvo de sanções nos Estados Unidos por alegarem que faziam parte de uma “campanha de influência maligna” que espalhava notícias falsas.Ele afirma que os agentes que dirigem esta máquina de boatos seriam vistos na Rússia como “tecnólogos políticos”. 

 

Fonte: Nexo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.