Estudante maior de 16 anos pode se inscrever como segurado facultativo e garantir cobertura previdenciária antes mesmo do primeiro emprego com carteira assinada
Estudantes que fazem estágio podem contribuir voluntariamente para o INSS mesmo sem terem vínculo empregatício. A possibilidade permite que o período seja contabilizado no histórico previdenciário e pode ajudar no planejamento da aposentadoria no futuro.
Isso acontece porque o estagiário, pela legislação, não é segurado obrigatório do Regime Geral de Previdência Social. No entanto, quem tem mais de 16 anos pode se inscrever como segurado facultativo e fazer os recolhimentos por conta própria.
Em 2026, o segurado facultativo pode contribuir com 20% sobre o salário de contribuição, dentro dos limites estabelecidos pelo INSS. Também existe a opção de 11% sobre o salário mínimo, mas essa modalidade simplificada tem restrições e não permite, por si só, utilizar o período para aposentadoria por tempo de contribuição ou emissão de Certidão de Tempo de Contribuição.
Veja também

Desconto de 30% para idosos comprarem carro 0 km ainda não saiu do papel
Varejo brasileiro entra na mira de uma tempestade econômica e enfrenta pressão por todos os lados
Para quem optar pela contribuição de 20%, o valor mínimo em 2026 é de R$ 324,20 por mês, considerando o salário mínimo de R$ 1.621. O pagamento é feito por meio da Guia da Previdência Social (GPS), normalmente até o dia 15 do mês seguinte ao período de referência.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A estratégia pode ser interessante para quem deseja começar cedo a construir o histórico previdenciário, mas é importante escolher corretamente a categoria e a alíquota. O INSS considera para a aposentadoria os períodos em que houve contribuição válida, e regras diferentes podem produzir efeitos distintos no futuro.