NOTÍCIAS
Saúde
Este câncer tem aumentado entre jovens e intriga médicos
Foto: Reprodução

Pesquisa identificou crescimento exponencial de tumor que pode estar associado a mudanças drásticas no estilo de vida

O câncer de apêndice tem aumentado significativamente entre adultos na faixa dos 30 anos, segundo um novo estudo publicado no Annals of Internal Medicine. A incidência quase quadruplicou em comparação com gerações nascidas na década de 1940.

 

Apesar do crescimento, os autores deixam claro que ainda se trata de uma doença rara. Ainda assim, a comunidade médica está alerta para o aumento exponencial e busca respostas que possam melhorar a conscientização e prevenção.

 

As hipóteses sugeridas até agora para a situação apontam para a mudança drástica no estilo de vida, com dietas que priorizam alimentos mais processados, bebidas açucaradas e carnes vermelhas — itens associados ao aumento do risco de câncer.

 

Veja também 

 

Os cigarros eletrônicos oferecem sérios riscos à saúde dos adolescentes

 

Dengue e chikungunya estão a caminho de se tornarem endêmicas na Europa, diz nova pesquisa

Além disso, fatores ambientais que passaram por grandes transformações desde a década de 1940 também podem explicar o fenômeno, o que inclui o uso generalizado de plásticos e produtos químicos e as mudanças na qualidade da água, segundo o site Science Alert.

 

“É importante que encontremos as causas que sustentam essas estatísticas para reverter essa tendência e reduzir a carga da doença”, disse aprincipal autora do estudo, Andreana Holowatyj, à NBC News.

 

Foto: Reprodução

 

Há pelo menos três tratamentos disponíveis para o câncer de apêndice, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO). O método escolhido varia de acordo com o tipo, a localização e o tamanho do tumor. As principais técnicas são:

 

Aendicectomia (cirurgia de remoção do apêndice), indicada para tratar tumores pequenos;


Hemicolectomia (cirurgia para remoção do apêndice, do cólon direito e dos linfonodos próximos), indicada para tumores maiores e mais agressivos;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


Citorredução peritonial ou peritonectomia (cirurgia para remoção de outras partes do abdômen), indicada para tumores que se espalham para além do cólon (um segmento do intestino grosso).A quimioterapia pode ser indicada como terapêutica complementar para prevenir recidivas. Há também a opção de quimioterapia intraperitoneal hipertérmica (HIPEC), que é administrada diretamente na cavidade abdominal.

 

Fonte: Olhar Digital

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.