NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Estiagem 2024: Governo do Amazonas monta estratégias de atenção primária à saúde nos municípios do interior
Foto: Divulgação e Evandro Seixas/SES-AM

Educação, monitoramento, apoio técnico e articulação intra e intersetorial estão entre as ações programadas

Como parte das ações do plano de contingência do Governo do Amazonas para reduzir os efeitos da seca prevista para este ano, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) está adotando estratégias voltadas à Atenção Primária à Saúde (APS), como apoio aos municípios que podem ser afetados pelo desastre climático.

 

Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foram definidos eixos de atuação para otimizar os recursos necessários à assistência e ao acompanhamento das populações atingidas, que incluem educação, monitoramento, apoio técnico e articulação com unidades da SES e órgãos municipais, estaduais e federais.

 

Nayara Maksoud destaca que o trabalho está sob a coordenação da Secretaria Executiva Adjunta de Políticas de Saúde (Seaps) da SES-AM. “Todo o trabalho desenvolvido faz parte do plano criado pelo Governo do Amazonas para o período de estiagem e que abrange as demais secretarias estaduais”, ratificou.

 

Veja também 

 

Governador Wilson Lima anuncia reajustes para servidores da saúde do Governo do Estado

 

Carretas de Saúde realizaram mais de 5,6 mil exames, em cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus


A secretária da Seaps, Nara Esquivel, informou o eixo de educação em saúde prevê a promoção de cursos de capacitação voltados para vigilância nutricional e imunização; prevenção de diarréia, infecção intestinal e outras doenças difundidas por água contaminada; manejo de doenças respiratórias agudas; orientações para manutenção do pré-natal e referentes ao apoio à amamentação, entre outros.


Na parte de monitoramento, Esquivel ressalta que equipes multiprofissionais serão treinadas para o acompanhamento e identificação dos municípios que dispõem de plano de ação para assistência à saúde de comunidades ribeirinhas isoladas e suporte às ações de enfrentamento.
Também será realizado apoio técnico semanal aos municípios que apresentarem quedas de cobertura vacinal.

 

 


Além disso, em parceria com a Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), a distribuição dos insumos do programa de Planejamento Familiar, do governo federal, bem como a articulação junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) para a participação dos Agentes Indígenas de Saúde em curso de vigilância nutricional e imunização.

 

Fotos:  Divulgação e Evandro Seixas/SES-AM

 


“O principal papel da Atenção Primária à Saúde é a reorganização e reordenação da rede para acolhimento dos pacientes, considerando que é a porta preferencial de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, esclarece a secretária da SEAPS.


AÇÕES DA SES-AM


Dentro do plano de enfrentamento desenhado pelo Governo do Amazonas, a Secretaria de Estado de Saúde já enviou quase 200 toneladas de medicamentos e insumos para os municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde o problema da estiagem costuma ser mais grave.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 


O plano de contingência da SES-AM inclui, ainda, o fortalecimento da Telessaúde para consultas on-line, e a remoção de pacientes em casos emergenciais. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.