06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Arte e Fama
28/11/2021

Estilista poderosa em 'Verdades Secretas 2', Deborah Evelyn fala sobre cenas de nudez e cita empoderamento: 'não tenho tabu'

Foto: Reprodução

Deborah Evelyn

Ela é rica, bem-sucedida e bela. Essas são algumas das características de Betty, em “Verdades Secretas 2”. Mulher experiente e livre, que faz questão de dar vazão aos próprios desejos e fantasias. Uma empreitada e tanto para Deborah Evelyn, que dá vida à personagem que trai o marido com o modelo Matheus, interpretado por Bruno Montaleone. Uma dobradinha, aliás, que pega fogo em cena. Veterana na TV, a atriz, de 57 anos, considera esse o papel mais sensual de sua carreira de quase quatro décadas. Buscou, é claro, elementos do próprio repertório para compor a ricaça. No processo, porém, houve a troca: aprendeu com ela também.

 

“A Betty me trouxe muita força, essa liberdade. A luta por suas vontades e pela própria vida. Coisa da mulher forte, que sabe que é bonita, desejada, talentosa e pode fazer o que quiser”, comenta a atriz: “Dona de si. E isso dentro do limite de não machucar o outro, acho saudável e importante para nós, mulheres”.

 

Na trama, Betty protagoniza sequências para lá de sensuais com Montaleone — no total, foram gravadas 21 cenas de sexo. “Fisicamente trabalhosas, como se fossem uma coreografia”, descreve ela, que aprovou o resultado: “Bonitas e não apelativas, apesar de serem fortes”. Resultado da química e do profissionalismo de seu parceiro de cena. A primeira tomada (e o primeiro encontro) dos dois já foi no flat da estilista, com pouca (ou nenhuma) roupa para gravar. Antes disso, tinham começado a quebrar o gelo num papo pelo telefone. Deborah gosta dessa troca entre atores mais experientes e os mais jovens. Cita ainda que já esteve do lado de lá, no início de sua carreira, em “Moinhos de Vento”, de 1983.

 

Veja também

 

Globo adota estratégia para 'esquecer' que Camila Queiroz existe

 

Camila Queiroz e Klebber Toledo renovam para Casamento às Cegas 2

 

Deborah Evelyn

 

“Gosto de ver gente jovem, mas com garra e talento. É o caso do Bruno. Ele é um ator muito talentoso, profissional e com muita vocação, querendo fazer certo. Tem essa coisa de fazer cenas de sexo, o que é muito difícil. A primeira vez que a gente se encontrou, já era para fazer uma delas... ”, elogia ela, que relembra do próprio início de carreira. “No meu primeiro papel na TV, eu tinha um caso com o personagem do Raul Cortez. Totalmente veterano. Foi incrível para mim também. Não estou me comparando ao Raul, mas agora eu estou um pouco do outro lado. Os atores novos trazem muito para a gente.”

 

A dificuldade citada por Deborah em relação às cenas de nudez está mais pelo cuidado para que fiquem de bom gosto do que por qualquer restrição sobre o assunto: "Não tenho nenhum tabu". Argumenta, no entanto, que a nudez num trabalho precisa ser justificada, caso contrário não se sente confortável em fazer.

 

“Não porque eu tenha tabu, não vou entregar uma coisa naquela cena, ou naquele momento, que não tem porque dar. Todas as cenas de nudez e de sexo em ‘Verdades Secretas 2’ são totalmente justificáveis. Estão dentro do contexto, a série pede isso e é muito sobre isso. E isso explica porque nos meus anos de carreira eu não tinha feito cenas tão fortes. Não eram justificáveis. Agora eram.”

 

Como consequência, a artista teve uma maior exposição. Ela diz receber elogios em relação a sua aparência. Para manter a forma, pratica exercícios periodicamente, mas nada de exageros. Não se furta de iguarias mais calóricas, de vez em quando, mas preza pela alimentação saudável, com grãos, proteínas, legumes e verduras, por exemplo. Tem tendência para emagrecer e procurou até uma nutricionista, após a pandemia, para evitar a perda de peso e manter a forma. “Eu me preocupo com isso, mas não sou neurótica.”, resume ela.

 

Deborah Evelyn

 

E assim ela observa o tempo passar, além de lidar com o fato de ficar mais velha: é um ponto importante para Deborah, mas “não um bicho de sete cabeças”. Não faz cerimônia, porém, ao dizer: “Me sinto mais satisfeita comigo mesma hoje em dia”. Talvez por não refletir sobre o assunto no passado. Atualmente, pensa nos cuidados e dá atenção especial a um bem estar amplo, por dentro e por fora: “A gente aprende a envelhecer bem, se cuidar. Principalmente para ter saúde mesmo. E se sentir bem quando olha no espelho é também uma questão de saúde. Porque você fica bem emocionalmente, psicologicamente... Faz parte. Recebi muito retorno de pessoas falando da minha forma física na minha idade, e que isso inspira as pessoas. E eu acho ótimo”.

 

A experiência também trouxe um entendimento mais profundo em relação ao feminismo e ao empoderamento feminino. Considera que, ao longo dos anos, houve uma melhora nesse sentido. E ressalta que a busca de igualdade continua: “Ainda estamos num processo. Tenho mais consciência agora do que quando tinha 20 anos. Na época, não era uma questão para mim, era mais bobinha. Me sinto mais feminista hoje do que no passado. Passei por coisas, nada de horrível e abusivo, que não passaria muito por causa da minha maturidade como mulher”, afirma a atriz: “Me considero uma mulher feminista no real papel e tamanho que uma mulher tem na sociedade, que é a igualdade. Não sou a favor de radicalismos.”

 

Deborah e a filha, Luiza

 

Para Deborah, o protagonismo do tempo, além da maturidade, é um retrato da época. Faz um paralelo, por exemplo, com a filha, Luiza Carvalho (fruto do relacionamento da atriz com o diretor Dennis Carvalho), de 27 anos. “Fico feliz ao ver a minha filha com uma postura em relação a isso. Tão jovem. Isso é incrível! Retrato do quanto a gente caminhou”, derrete-se ela sobre a filha, com quem tem uma relação “bonita, sincera e próxima; um amor incondicional”.

 

Amor também dedicado ao marido alemão, o arquiteto Detlev Schneider, com quem é casada há oito anos. Após as gravações, ela passa uma temporada com ele por lá. Os dois vivem nessa conexão Brasil x Alemanha. Nunca ficaram mais de quatro semanas sem se ver, exceto no período da pandemia. Um arranjo não muito ortodoxo, é verdade, mas que encaixou com uma luva para a atriz e seu amor.

 

Deborah Evelyn e o marido,Detlev Schneider

 

“Quando decidimos casar, pensei que seria complicado. Como é um casamento em outra etapa da vida, com ambos maduros, é muito bom. Tem sempre um frescor de uma coisa nova, tem a saudade. Então, está dando muito certo”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Deborah Evelyn

Fotos: Reprodução


Fonte: Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.