Coleta de bolsas está 44% abaixo do necessário
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) enfrenta, desde a semana passada, uma queda preocupante nas doações de sangue, comprometendo os estoques necessários para atendimento à população.
Em média, estão sendo coletadas 140 bolsas por dia, cerca de 44% abaixo da meta diária de 250 bolsas necessárias para manutenção regular.
O baixo estoque pode afetar diretamente a realização de transfusões, cirurgias, tratamentos de pacientes crônicos e oncológicos, além de emergências hospitalares.
Veja também

Nova cepa da Covid-19, 'variante da rouquidão', provoca internações no Brasil
Governo Presente: 22ª edição bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos na zona norte de Manaus
Por isso, o Hemoam convoca doadores, em especial do tipo O, para que possam doar sangue. “Doar sangue é uma responsabilidade social, um gesto de cidadania, além de ser solidário, então pedimos que nossos doadores compareçam ao Hemoam esta semana para repor nossos estoques e garantir o abastecimento dos hospitais”, disse a gerente de captação, Nivia França.
REQUISITOS
Para tornar-se um doador basta estar com uma boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Caso tenha entre 16 e 17 anos pode doar somente acompanhado do responsável ou representante legal. Também é importante estar bem alimentado e munido de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
O Hemoam está localizado na avenida Constantino Nery, nº 4.397, Chapada e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.