02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
19/01/2024

Estudante de 16 anos que acumula 73 medalhas em olimpíadas conquista nota máxima de matemática no Enem

Foto: Reprodução

Alexandre Andrade de Almeida mora em São Paulo e sonha ser médico. Aluno prestou Enem 2023 enquanto cursava o 2º ano do ensino médio para treinar; ele já conquistou medalhas em olimpíadas nacionais e internacionais.

O estudante Alexandre de Andrade de Almeida tem apenas 16 anos, mas já acumula uma série de conquistas em sua jornada acadêmica. A mais recente foi ter alcançado nota máxima (958,6) na prova de Matemática e suas Tecnologias no Enem 2023.Alexandre acumula 73 medalhas em olimpíadas científicas no Brasil e no exterior, sendo 36 de ouro, 20 de prata, 10 de bronze e sete de honra ao mérito, segundo conta a mãe dele, Paula Almeida.

 

Em setembro do ano passado, por exemplo, conquistou medalha de ouro na Olimpíada Ibero-americana de Biologia, realizada na Espanha. No mesmo mês, foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Física, organizada pela Costa Rica e de forma online.Paula contou que o filho sempre gostou da parte científica, seja a área de robótica, de matemática ou biologia. Foi no 5º ano do ensino fundamental que ele conquistou as primeiras medalhas de ouro, sendo uma na Olimpíada Paulista de Física Júnior e a outra na Olimpíada Brasileira de Astronomia.

  

Veja também 

 

No Amazonas, mais de 390 alunos da rede pública alcançaram notas acima de 800 na redação do Enem

 

Inscrições para mais de 2,4 mil vagas em creches de Manaus iniciam nesta sexta-feira,19/1; veja como fazer

 

Depois da conquista, por sugestão de uma professora de matemática, ele passou a assistir a aulas de biologia preparatórias para olimpíadas científicas ao lado de estudantes do ensino médio. Na época, estava no 6º ano."Ele sempre gostou muito dessa parte de ciência. No começo, achávamos diferente, até porque eu e meu falecido marido somos da área jurídica, mas sempre incentivamos porque ele falava que gostava muito. E a escola dele também sempre deu muito apoio e de mostrar que era preciso investir por ser superdotado", ressalta a mãe.

 

 

Alexandre Andrade de Almeida conquistou 73 medalhas em olimpíadas científicas — Foto: Arquivo Pessoal/Paula Almeida

( Foto: Reprodução)

 

Aos 13, Alexandre foi diagnosticado com autismo. A mãe afirma que o hiperfoco dele sempre foi o estudo."Uma nutricionista disse que era para eu levá-lo a um profissional para verificar a possibilidade do autismo. E ele foi diagnosticado mesmo, em grau leve. Mas com acompanhamento certo de profissional, ele consegue fazer tudo normalmente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O hiperfoco sempre foi o estudo. Ama estudar."Paula ainda conta que o marido dela morreu em 16 de maio de 2023. No dia, Alexandre participava de uma seletiva para uma olimpíada e estava em concentração. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.