Os estudantes que começaram a graduação em 2026 e foram inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) devem ficar atentos ao prazo para preencher o Questionário do Ingressante. O procedimento pode ser realizado até o dia 18 de dezembro, por meio do Sistema Enade.
O período foi ajustado após uma retificação do edital publicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com a mudança, o preenchimento passou a ser permitido entre 30 de outubro e 18 de dezembro. Antes, o início estava previsto para 26 de outubro.
O questionário é destinado aos estudantes matriculados em cursos de bacharelado e superiores de tecnologia das áreas avaliadas que ingressaram em 2026 e possuem até 25% da carga horária mínima do curso integralizada. A inscrição dos participantes deve ter sido realizada pela própria instituição de ensino superior.
Veja também

Amazonas amplia rede de ensino profissionalizante e ultrapassa 175 mil vagas em 2026
Apesar de os ingressantes estarem dispensados de fazer a prova do Enade, o preenchimento do formulário é obrigatório para garantir a regularidade no exame. As perguntas abordam informações socioeconômicas e ajudam a traçar o perfil dos novos universitários, contribuindo para a avaliação da educação superior no país.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Para responder, o estudante deve acessar o Sistema Enade e entrar com sua conta Gov.br. O exame também contempla concluintes de cursos de graduação, estudantes de Medicina, por meio do Enamed, e alunos das licenciaturas. Os resultados integram os indicadores utilizados para acompanhar a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.