15 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
02/06/2022

Estudo: cães podem ser mais eficazes para detectar Covid do que testes

Foto: Reprodução

Pesquisadores da Escola Nacional de Veterinária Alfort, na França, conseguiram treinar cães para farejar coronavírus com eficácia maior do que testes de PCR. Em estudo publicado nessa quarta (1°/6) na revista científica Plos One, os cientistas afirmam que os cachorros acertaram 97% dos pacientes sintomáticos e quase 100% dos assintomáticos com Covid-19.

 

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o teste RT-PCR tem sensibilidade (porcentual de pessoas doentes que recebem o diagnóstico positivo) de 86% e especificidade (capacidade de um teste dar negativo para pessoas não-doentes) acima de 95%.

 

Foram estudados 335 pacientes com Covid-19. Os cães que foram treinados fazem parte do corpo de bombeiros da França e dos Emirados Árabes Unidos e receberam seis semanas de treinamento para reconhecer o vírus causador da Covid-19.

 

Veja também

 

Estudo aponta probabilidade de surgirem variantes ainda mais perigosas da Covid-19

 

Datafolha: eleitores de Bolsonaro se vacinaram menos contra Covid

 

Os cachorros cheiraram amostras de suor dos voluntários, que ficaram posicionadas em cones olfativos. Se o cão detecta o coronavírus, se senta em frente da amostra.

 

Os animais são tão bons em reconhecer o vírus que nos dois únicos falsos positivos, eles identificaram outros coronavírus que não o Sars-CoV-2. Eles são capazes de analisar 20 amostras em apenas 15 segundos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O objetivo dos pesquisadores é chegar em um ponto onde os cães estejam posicionados em aeroportos e possam alertar as autoridades sanitárias sobre pessoas contaminadas com o coronavírus. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.