28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
14/03/2023

Estudo explica por que há pessoas que atraem mais mosquitos do que outras

Foto: Reprodução

Existem pessoas que são sempre as primeiras atacadas pelos mosquitos. Parece até que elas são preferidas pelos insetos - e são mesmo.

 

No laboratório, a experiência com gelo paralisa os mosquitos, o que só comprova o que a gente sente no ar: eles preferem o calor, se multiplicam no verão e voam atrás de alvos.

 

“A gente sentou ali durante três minutos. Aí começaram a aparecer alguns mosquitos. Está coçando. Começaram a picar, né?”, conta o estudante Pedro Fróes. "Eu não senti nada”, afirma o amigo de Pedro.É que a fêmea que pica, para alimentar os ovos, escolhe as vítimas.

 

Veja também 

 

Por que o everest pode não ser a maior montanha do mundo?

 

Pesquisa da Unicamp busca em espécies brasileiras característica que tornou dinossauros gigantes

“Sempre! Se tem mosquito, eu estou sendo picado”, lamenta Pedro. "Eu já não. É bem difícil”, diz o amigo.É coisa de pele: um estudo do Laboratório de Neurogenética e Comportamento da Rockefeller University, nos Estados Unidos, descobriu o que atrai o Aedes aegypti, vetor de doenças.

 

“Todos nós temos uma secreção na nossa pele, de diversas substâncias, e aquelas pessoas que sempre são mais atrativas para o mosquito produzem um nível de ácidos carboxílicos mais alto do que aquelas pessoas que não são tão atrativas ou que até mesmo não atraem os mosquitos", explica Anderson de Sá Nunes, professor associado do Instituto de Ciências Biomédicas da USP.O estudo americano, feito em um olfatômetro, uma caixa plástica onde os mosquitos são soltos, confirmou, ao longo de meses, a preferência pelos mesmos candidatos.


Atrair insetos é, então, uma característica física, possivelmente genética, que vai acompanhar a pessoa durante toda a vida. Os estudos, feitos ao longo de meses, mostraram que voluntários preferidos ou preteridos continuaram assim, não importa que roupa usassem, o que comessem ou bebessem. Ser "imã de mosquito" é quase uma sina, difícil de mudar.


E até lá, os mais atraentes que lutem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Eu preferia ser a menos, porque hoje é complicado. A essa hora então", brinca mulher.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.