20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
22/06/2022

Estudo mostra que câncer de mama se espalha mais durante a noite

Foto: Reprodução

Um time de pesquisadores da ETH Zurich, na Suíça, descobriu que as células do câncer de mama se espalham para outras partes do corpo com maior eficácia durante o período da noite, enquanto o paciente dorme. O estudo, publicado na revista Nature nesta quarta (22/6), sugere que os tratamentos funcionariam melhor quando aplicados no final do dia.

 

A pesquisa investigou 30 mulheres com câncer de mama, sendo que nove tinham câncer metastático e não estavam passando por nenhum tratamento. Foram colhidas amostras de sangue às 4h e às 10h da manhã. Os resultados mostraram que 78% das células tumorais circulantes (CTC) foram encontradas na amostra da madrugada.

 

Os cientistas fizeram testes semelhantes em ratos que foram transplantados com tipos diferentes de câncer de mama, e descobriram que, dependendo do tumor, entre 87% e 99% das CTCs foram encontradas durante a noite. Essas células também estavam se aglomerando (o que aumenta as chances de formar um novo tumor) cerca de 278 vezes mais na amostra da madrugada.

 

Veja também

 

Câncer de mama: Mudanças importantes surgem no horizonte para casos de doença avançada

 

Estudo revela desigualdades no acesso a tratamento do câncer de mama

 

“A maioria dos tratamentos de câncer não é desenhado para atacar a célula tumoral em um horário específico. Eles são pensados levando em conta que o tumor está lá e deve ser atingido a qualquer minuto. Agora, entendemos melhor e sabemos que o tratamento pode ser melhorado”, explica o cientista Nicola Aceto, um dos autores do estudo, em entrevista ao site New Scientist.

 

Ele afirma que os resultados fazem sentido: enquanto o sistema imunológico respeita o ciclo circadiano, diminuindo sua ação enquanto o indivíduo dorme, o mesmo não acontece com o câncer, que se reproduz em outro ritmo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Os cientistas dizem que a descoberta levanta vários outros questionamentos, inclusive sobre se há um momento específico do sono quando as células tumorais se desenvolvem com maior facilidade, ou se o paciente deveria dormir mais ou menos para otimizar o tratamento. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.