26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
03/08/2022

Estudo prova que alimentos ricos em potássio evitam doenças do coração

Foto: Reprodução

Além de ajudar o corpo a lidar com cãibras, uma dieta rica em potássio pode ter um benefício ainda maior para a saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Amsterdã, na Holanda, o consumo regular de alimentos ricos em potássio também pode diminuir os riscos de problemas cardiovasculares, como infarto e derrame. O levantamento foi publicado na revista científica European Heart Journal.

 

O estudo analisou dados de 25 mil britânicos idosos, e os participantes foram acompanhados por 20 anos para chegar aos resultados. Eles responderam um questionário sobre seus hábitos alimentares, e tiveram a pressão arterial e amostras de urina monitoradas para verificar a quantidade de potássio ingerida. Segundo os cientistas, em média, há uma diminuição de 13% nas chances de desenvolver doenças no coração quando há consumo suficiente do mineral.

 

Responsável pela pesquisa, o professor Liffert Vogt explica que a maioria dos conselhos de saúde para evitar problemas cardiovasculares cita a importância da ingestão controlada de sódio, e o potássio é essencial para ajudar o organismo a excretar a substância na urina, mas sua ação parece ir além.

 

Veja também

 

Chocolate reduz a pressão arterial e protege o coração, diz estudo

 

Comer 3 porções de frutas por dia melhora saúde mental, sugere estudo

 

“A relação entre potássio e eventos cardiovasculares foi a mesma independente da ingestão de sal, sugerindo que o potássio tem outras maneiras de proteger o coração, além de aumentar a excreção de sódio”, afirma. Segundo o estudo, alimentos como banana, abacate e salmão ajudam a manter a pressão arterial baixa, amenizando os impactos do alto consumo de sal.

 

Estudos anteriores conduzidos em animais já mostraram que o mineral ajuda os músculos a relaxarem e a terem mais energia e, por isso, faz tão bem para evitar as cãibras. Os efeitos também são válidos para os músculos cardíacos e as paredes das artérias, que se mantém flexíveis, evitando complicações cardiovasculares.

 

Os benefícios seriam maiores para as mulheres, de acordo com o levantamento. As participantes que fazem o consumo regular de potássio tinham 11% menos chances de ter um problema cardiovascular do que as que não faziam o consumo. No caso dos homens, a porcentagem correspondeu a 9%.

 

Em entrevista ao jornal The Sun, a nutricionista sênior da Fundação Britânica do Coração, Tracy Parker, conta que o estudo holandês corrobora com os últimos avanços da ciência, e prova que diminuir o sal e aumentar o potássio na dieta pode ser a receita para um coração mais saudável.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Uma maneira fácil de aumentar a ingestão do mineral é comer cinco porções de frutas e vegetais por dia. Outros alimentos, como leguminosas, peixe, castanhas, sementes e leite também são ricos em potássio e pobres em sal, o que pode ajudar a beneficiar o coração”, afirma. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.