19 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
14/04/2024

EUA não participarão de retaliações contra o Irã, diz Casa Branca

Foto: Reuters

Alerta foi feito pelo presidente Joe Biden a Benjamin Netanyahu

O presidente norte-americano, Joe Biden, alertou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que os Estados Unidos não participarão de uma contraofensiva contra o Irã se Israel decidir retaliar um ataque em massa de drones e mísseis em território israelense durante a noite, disse um funcionário da Casa Branca.

 

A ameaça de uma guerra aberta que irrompe entre os arqui-inimigos do Oriente Médio e que arrasta os Estados Unidos colocou a região em estado de alerta, desencadeando apelos por moderação por parte das potências globais e das nações árabes para evitar uma nova escalada.

 

A mídia dos EUA informou neste domingo que Biden informou a Netanyahu que não participaria de ações retaliatórias por meio de um telefonema durante a noite. As falas foram confirmadas à Reuters por um funcionário da Casa Branca.

 

Veja também

 

Papa lança apelo para evitar 'conflito ainda maior' no Oriente Médio

 

FAB está pronta para resgatar brasileiros em Israel se for preciso, diz comandante à CNN

 

Os EUA continuarão a ajudar Israel a se defender, mas não querem a guerra, disse John Kirby, o principal porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, ao programa This Week, da ABC, neste domingo.

 

O Irã lançou a ofensiva devido a um suposto ataque israelense ao seu consulado na Síria, em 1º de abril, que matou os principais comandantes da Guarda Revolucionária e ocorreu após meses de confrontos entre Israel e os aliados regionais do Irã, desencadeados pela guerra em Gaza.

 

No entanto, o ataque de mais de 300 mísseis e drones, principalmente lançados a partir do interior do Irã, causou apenas danos modestos em Israel, uma vez que a maioria foi abatida com a ajuda dos EUA, do Reino Unido e da Jordânia.

 

Uma base da Força Aérea no sul de Israel foi atingida, mas continuou a operar normalmente, e uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida por estilhaços. Não houve outros relatos de danos graves.

 

Dois altos ministros israelenses sinalizaram neste domingo que a retaliação de Israel não é iminente e que o país não agiria sozinho.

 

"Vamos construir uma coligação regional e cobrar o preço ao Irã da forma e no momento certo para nós", disse o ministro centrista Benny Gantz antes de uma reunião do gabinete de guerra.

 

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, também disse que Israel tem a oportunidade de formar uma aliança estratégica contra "esta grave ameaça do Irã, que ameaça montar explosivos nucleares nestes mísseis, o que pode ser uma ameaça extremamente grave". O Irã nega ter procurado armas nucleares.

 

O chefe do Estado-Maior do exército iraniano, major-general Mohammad Bagheri, alertou na televisão que "nossa resposta será muito maior do que a ação militar desta noite se Israel retaliar contra o Irã". Bagheri disse a Washington que suas bases também poderiam ser atacadas se ajudassem Israel a retaliar.

 

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Amir Abdollahian, disse que Teerã informou aos Estados Unidos que seu ataque a Israel seria "limitado" e para autodefesa e que os vizinhos regionais também foram informados dos ataques planejados com 72 horas de antecedência.

 

Uma fonte diplomática turca disse que o Irã informou antecipadamente a Turquia sobre o que iria acontecer.

 

O Irã disse que o ataque tinha como objetivo punir “crimes israelenses”, mas agora “considerou o assunto encerrado”.

 

Rússia, China, França e Alemanha, bem como os estados árabes Egito, Catar e Emirados Árabes Unidos, pediram moderação, e o Conselho de Segurança da ONU marcou uma reunião para este domingo.

 

“Faremos tudo para impedir uma nova escalada”, disse o chanceler alemão, Olaf Scholz, aos jornalistas durante uma visita à China. “Só podemos alertar a todos, especialmente ao Irã, contra continuar desta forma.”

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Turquia também alertou o Irã que não deseja mais tensões na região.

 

Fonte: Agência Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.