Decisão foi tomada no plenário virtual do STF. Ex-prefeito de Iporá disse que Moraes e Lula deveriam ser eliminados
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réu o ex-prefeito de Iporá (GO), Naçoitan Leite (sem partido), por incitação ao crime. A decisão foi tomada após a divulgação de um áudio no qual ele sugere “eliminar” o ministro Alexandre de Moraes e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A gravação, feita no fim de 2022, repercutiu entre moradores da cidade no início de novembro. No áudio, Naçoitan afirma que o Brasil corria o risco de se tornar como a Venezuela.
Veja também
Lula comemora alta do PIB: ''Emprego e renda na mão dos brasileiros''
Defesa de Bolsonaro: denúncia não tem método, lógica ou organização
“Até a nossa liberdade está em jogo também. Nós temos que eliminar o Alexandre de Moraes e o Lula, dois homens estão acabando com o Brasil”, declarou.A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-prefeito e a 1ª Turma do STF aceitou a denúncia no fim de fevereiro, em julgamento realizado no Plenário Virtual.
O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, destacou em seu voto que as falas de Naçoitan têm semelhança com os atos golpistas e antidemocráticos ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, justificando, assim, a competência do Supremo para o julgamento.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A reportagem procurou a defesa do réu para comentar a decisão, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Fonte: Metrópoles