02 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
02/04/2021

Ex-presidente Lula pede que STF declare Moro parcial em outros processos

Foto: Reprodução

Corte já decidiu que ex-juiz Sérgio Moro foi parcial ao condenar o ex-presidente no processo envolvendo o triplex do Guarujá, que foi anulado.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) estenda para outros dois processos a suspeição do ex-juiz Sergio Moro declarada pela Corte no caso do triplex de Guarujá.

 

Segundo o pedido da defesa, direcionado ao ministro Gilmar Mendes na quinta-feira (1º), há “igual situação jurídica” nos processos a que responde o ex-presidente e que envolvem um imóvel que pertenceria ao Instituto Lula e um sítio em Atibaia atribuído a Lula.

 

“Torna-se imperiosa a extensão da ordem de habeas corpus às demais acusações lançadas contra o paciente [Lula] que estiveram sob a condução enviesada de Sérgio Fernando Moro, decretando-se, por conseguinte, a nulidade de todos os atos pré-processuais e processuais perpetrados em tais feitos”, pedem os advogados.

 

Veja também

 

PT vai tentar se aliar ao centro contra Bolsonaro 'se for preciso', diz ex-presidente Lula

 

Prefeitura retoma atividades presenciais do Sine Manaus por meio de agendamento prévio

 

Lula pede que Supremo declare suspeição de Moro em processos sobre Atibaia  e instituto - Cidadeverde.com

 

Conforme a defesa, a condução coercitiva de Lula, citada como argumento para a suspeição, e outros atos, foram determinados nos três processos.

 

 “Mostra-se impossível dissociar-se a suspeição do ex-juiz federal Sergio Moro— já reconhecida por essa Colenda Segunda Turma desse Supremo Tribunal Federal, das outras duas ações penais”, acrescenta.

 

Suspeição

 

 

Lula pede que Supremo declare suspeição de Moro em processos sobre Atibaia  e instituto - 02/04/2021 - Poder - Folha

Fotos: Reproduções

 

No dia 23 de março, a Segunda Turma do STF declarou, por 3 votos a 2, que o ex-juiz federal Sergio Moro foi parcial na condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá.

 

 

A decisão anulou todo o processo do triplex, que precisará ser retomado da estaca zero pelos investigadores. As provas já colhidas serão anuladas e não poderão ser usadas em um eventual novo julgamento.

 

 

Além disso, a sentença que condenou Lula segue anulada por outra decisão, determinada pelo ministro do STF Edson Fachin.

 

Ele apontou a incompetência da Justiça Federal do Paraná para analisar os processos do petista e tornou sem efeito as condenações pela Lava Jato de Curitiba. Assim, os processos devem ser enviados a Brasília.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

A decisão de Fachin deve ser reavaliada pelo plenário do STF, em julgamento marcado para o dia 14 de abril. O plenário vai analisar recursos apresentados tanto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) quanto pela defesa de Lula.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.