28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
30/01/2023

Exercícios em casa: veja dicas para quem quer começar a fazer

Foto: Reprodução

Profissional de educação física explica os benefícios dos exercícios, como fazê-los em casa e outras informações sobre o assunto

A maioria das pessoas já ouviu que a prática de atividade física melhora a saúde e ajuda a prevenir doenças, não é mesmo? Porém, o que muita gente ainda não sabe é que os exercícios físicos têm também uma importante ação fisiológica que aumenta a nossa autoestima e muda a forma como nos enxergamos, melhorando todos os aspectos da nossa vida. E esse reforço ocorre antes mesmo de vermos no espelho alguma mudança na nossa forma física.

 

“Os neurotransmissores liberados durante o exercício regulam nosso humor, sono, libido e ansiedade, melhorando nossa autoestima. O impacto disso na melhora da nossa vida é gigantesco”, explica o profissional de educação física Leandro Twin. E o melhor é que esses benefícios podem ser desfrutados com a prática em casa.

 

“Quem tem boa autoestima é mais confiante e quando nosso humor está regulado, conseguimos nos dedicar mais às nossas tarefas e melhoramos nossa convivência em casa e no trabalho. Isso também é um círculo virtuoso, porque facilita a manutenção dos bons hábitos e de uma vida saudável”, resume Leandro.

 

Veja também

 

Vai pedalar? Veja 7 dicas para andar de bicicleta com segurança

 

Acupuntura pode ser benéfica para tratar ansiedade; veja

 

QUAIS EXERCÍCIOS FAZER?


O profissional explica que quanto mais sistêmico (movimentando vários músculos do corpo) for o exercício, maior será a liberação de neurotransmissores. “Nesse sentido, os exercícios aeróbicos, como corrida e caminhada em ritmo acelerado, são até melhores do que os anaeróbicos, como a musculação. Outro benefício deste tipo de exercício é que você normalmente pratica ele sozinho e consegue ter um tempo consigo mesmo para pensar na vida. Ter esse momento para si ajuda, inclusive, a tomar decisões mais acertadas”, acredita Leandro.

 

E o melhor é que os exercícios podem ser feitos em casa mesmo, apesar de caminhadas aceleradas ou corridas na rua, por exemplo, também serem interessantes. “Quem não quer sair de casa pode pular corda, subir e descer escadas, fazer polichinelos e a corrida estacionária. Ainda dá para fazer uma variação dessa corrida, movimentando os braços para cima e para baixo. Dá até montar algum tipo de circuito, intercalando essas atividades, o que ajuda a aumentar a frequência cardíaca”, enumera o especialista da Growth Supplements.

 

Leandro explica que, no caso de exercícios aeróbicos, é preciso fazer séries de, no mínimo, 3 minutos sem pausa. “Nos circuitos com três exercícios, por exemplo, a pessoa pode fazer um minuto de cada atividade sem pausa. Lembrando que é preciso fazer, no mínimo, 30 minutos de atividades diárias por pelo menos 5 vezes na semana”, completa.

 

MUSCULAÇÃO EM CASA? DÁ, SIM!


Quem gosta de musculação também pode alternar com exercícios aeróbicos com os de peso em casa mesmo. “Com um par de halteres é possível treinar todos os grupamentos musculares. Quem não tem halteres pode improvisar pesos com garrafas PET cheias de água, por exemplo”, explica Leandro.

 

Fazer musculação em casa também é possível

Foto: Reprodução

 

É claro que, para algumas pessoas, ainda pode ser mais confortável ou interessante ir a uma academia. Além disso, pode ser importante contatar um profissional para saber exatamente que exercícios são mais adequados para os seus objetivos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No entanto, a possibilidade de fazer exercícios em casa pode ser muito útil em momentos onde, por algum motivo, você não tenha condições de ir com tanta frequência na academia, ou mesmo se você apenas preferir fazer os exercícios no conforto do seu lar. 

 

Fonte: Alto Astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.