26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
06/04/2019

Explicação para as experiências ‘fora-do-corpo’ pode estar dentro do ouvido

Foto: Reprodução

Esse tipo de manifestação costuma ser descrita por pessoas que praticam técnicas de relaxamento e meditação profunda

Você já deve ter ouvido em mais de uma ocasião — ou lido em algum lugar — a respeito das experiências fora-do-corpo. Também conhecidas como projeções astrais ou projeções da consciência, elas geralmente são descritas pela sensação de sair do próprio corpo, de poder observar a si mesmo e o ambiente a partir de outra perspectiva.

 

Esse tipo de manifestação costuma ser descrita por pessoas que praticam técnicas de relaxamento e meditação profunda, por aqueles que passam por experiências de “quase morte” e também involuntariamente. Contudo, apesar de esse ser um fenômeno relativamente “popular”, os cientistas ainda não conseguem explicar exatamente como ele se dá.

 

Veja também 

Explosões misteriosas captadas pelo satélite russo rondam nossa atmosfera

Uma nova teoria, no entanto, defende que a explicação para as experiências “fora-do-corpo” involuntárias pode estar no interior dos nossos ouvidos. Mais precisamente, elas podem estar relacionadas com problemas no sistema vestibular (ou órgão gravitoceptor), isto é, no conjunto de estruturas que compõem o ouvido interno e são responsáveis por detectar os movimentos do corpo e para a conservação do equilíbrio.

 

Possível explicação


De acordo com Amanda Onion, do site Live Science, a teoria de que as experiências “fora-do-corpo” involuntárias podem ser resultado de problemas no sistema vestibular foi proposta por pesquisadores do Hôpital Européen, em Marseille, na França, após a análise dos casos de 210 pacientes que foram atendidos por moléstias no órgão gravitoceptor.

 

Os especialistas, então, selecionaram os que foram tratados por questões como vertigem e zumbidos recorrentes e infecções de ouvido, descobrindo que, desses pacientes, 14% descreveram ter passado por experiências “fora-do-corpo”. Em comparação, os pesquisadores realizaram o mesmo estudo com um grupo de pessoas saudáveis e sem afecções no sistema vestibular e, dessas, apenas 5% alegaram ter passado por projeções astrais.

 

 

A análise apontou que as experiências acontecem com três vezes mais frequência em indivíduos com problemas nessa estrutura do ouvido interno, e a causa das estranhas sensações poderia estar associada com o fato de o cérebro estar recebendo informações conflitivas sobre a movimentação do corpo.

 

Como problemas no sistema vestibular afetam a orientação espacial e o equilíbrio, os cientistas acreditam que o cérebro acaba recebendo informações incompatíveis e, quando ele tenta fazer sentido dessa “incoerência”, o órgão cria distorções que influenciam a forma como os afetados percebem o próprio corpo e o ambiente onde se encontram. Pelo menos no caso dos pacientes analisados, a maioria alegou ter passado pela experiência apenas após sofrer tonturas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Mais possibilidades


Segundo Amanda, no passado, as projeções chegaram a ser associadas com psicoses e outros problemas psiquiátricos. Contudo, mais recentemente, alguns cientistas propuseram que as experiências poderiam estar relacionadas a defeitos no sistema vestibular, especialmente após esse estado ser induzido por meio de estimulação elétrica da área do cérebro responsável por processar os estímulos visuais e as informações enviadas pelas estruturas do ouvido interno.

 

 

Fotos: Reprodução

 

Vale destacar que os problemas de ouvido são apenas uma — possível e plausível — explicação para as experiências, uma vez que outras condições podem dar origem à sensação de deixar o próprio corpo, como as enxaquecas, a depressão e os casos de ataques de ansiedade, por exemplo.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.