NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Exposição gratuita apresenta animais da Amazônia e curiosidades sobre insetos em Manaus
Foto: Divulgação

Mostra reúne exemplares das coleções científicas do Inpa e pode ser visitada até 25 de setembro, no Manauara Shopping

Moradores e visitantes de Manaus têm a oportunidade de conhecer de perto parte da biodiversidade amazônica durante a exposição “Animais da Amazônia – Coleções Zoológicas e Mundo dos Insetos”. A mostra é gratuita e permanece aberta ao público até o dia 25 de setembro, no Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), no Piso Açaí, no Manauara Shopping.

 

A exposição reúne exemplares pertencentes às coleções científicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), apresentando ao público uma variedade de espécies que fazem parte da fauna da região, desde pequenos insetos até animais de maior porte.

 

A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenadoria das Ocas do Conhecimento Ambiental, em parceria com o Manauara Shopping e a Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA).

 

Veja também 

 

Amazonas Filarmônica e quatro corais se unem na abertura do 11º FAMCOR em Manaus

 

Exposição gratuita reúne animais e insetos da Amazônia em shopping de Manaus

 

A proposta é aproximar a população da pesquisa científica e mostrar a importância da biodiversidade amazônica para a conservação ambiental. A exposição também apresenta conteúdos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) voltados à proteção do meio ambiente.

 

Para a curadora da Coleção de Peixes do Inpa, Lucia Rapp Py-Daniel, levar parte desse acervo para um espaço de grande circulação ajuda a ampliar o acesso ao conhecimento científico.

 

“É uma boa oportunidade de enriquecer o conhecimento da população, que é muito mais urbana e, às vezes, não tem muito contato com a natureza. Quem puder visitar essa amostra, poderá conhecer um pouco da biodiversidade, do que fazemos no Inpa, conversar com pesquisadores, estudantes, trocar informações e conhecer um pouco da nossa fauna”, afirmou.

 

A pesquisadora também destaca o interesse das crianças pelos animais apresentados na mostra, que pode funcionar como uma porta de entrada para o conhecimento sobre a fauna e a pesquisa desenvolvida na Amazônia.

 

As Coleções Científicas e Biológicas do Inpa reúnem nove coleções distribuídas nas áreas de Botânica, Microbiologia e Zoologia. Construídos ao longo de mais de seis décadas, os acervos se tornaram importantes referências para pesquisas relacionadas à biodiversidade amazônica.

 

Atualmente, as nove coleções somam mais de 1,2 milhão de exemplares. Na área de Zoologia, estão representados diferentes grupos, incluindo invertebrados, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, além de recursos genéticos zoológicos.

 

Outro destaque da exposição é o projeto Mundo dos Insetos, coordenado pelo pesquisador Alexandre Somavilla. A iniciativa apresenta a diversidade desses animais na Amazônia e busca explicar o papel que eles desempenham nos ecossistemas.

 

Além de apresentar diferentes espécies, o projeto procura desconstruir a ideia de que os insetos são necessariamente nocivos ou perigosos. A exposição mostra como esses animais participam de processos fundamentais para o equilíbrio ambiental.

 

SERVIÇO

 

Exposição: “Animais da Amazônia – Coleções Zoológicas e Mundo dos Insetos”


Período: até 25 de setembro


Local: Espaço da Cidadania Ambiental (ECAM), Piso Açaí – G3, Manauara Shopping


Horário: das 10h às 21h30


Entrada: gratuita 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.