O envio faz parte da Operação Potiguar, com o objeito de buscar maior autonomia para o Brasil em eventos de lançamentos deste tipo
A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou, nesta sexta-feira (29/11), um foguete de sondagem suborbital ao espaço a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte. O lançamento integra a Operação Potiguar, que busca ampliar a autonomia do Brasil em operações desse tipo.
Segundo a Força Aérea, a missão foi concluída com sucesso e teve como objetivo treinar a equipe da organização. O foguete, projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço da FAB, é um modelo monoestágio, não guiado e lançado por meio de um trilho.
Esse tipo de foguete de sondagem, desenvolvido no Brasil, pode atingir uma altitude máxima de pouco mais de 150 quilômetros e alcançar uma velocidade de até 6 mil km/h.
Veja também
Presas trans eram separadas em celas pela aparência, indica relatório
“Esses foguetes são utilizados para experimentos científicos e tecnológicos voltados às indústrias de fármacos, metalurgia, semicondutores, alimentos e muitas outras”, conta o coordenador da operação, Tenente-Coronel Engenheiro Fernando César Monteiro Tavares.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Os foguetes suborbitais não têm capacidade de entrar em órbita, mesmo alcançando altitudes que ultrapassam a atmosfera.
Fonte: Metrópoles