14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
18/05/2024

Faça Bonito: FVS-RCP divulga Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Amazonas

Foto: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

Boletim contempla dados de 2019 a 2023 e está disponível no site da FVS-RCP

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual, neste sábado (18/05), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga o Boletim Epidemiológico da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Estado do Amazonas, abrangendo o período de 2019 a 2023.

 

O boletim está disponível em: https://abre.ai/jNwm . No Amazonas, foram notificados 9.035 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes entre 2019 e 2023. A análise epidemiológica destaca que a faixa etária mais afetada concentra-se entre 10 e 14 anos, abrangendo mais da metade dos casos notificados, 54,1%.

 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que os dados enfatizam análise dos padrões sociodemográficos que delineiam o perfil das vítimas desse tipo de violência. “Este boletim é um instrumento para entender a gravidade desse problema e orientar políticas públicas eficazes de prevenção e combate", afirmou a diretora Tatyana.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas começa a trazer amazonenses que foram afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul

 

Campanha 'Amazonas pelo Rio Grande do Sul' arrecada doações até este sábado (18/05)

 

 

O boletim ressalta que 37,3% das vítimas estavam na “5ª à 8ª série incompleta", em termos de escolaridade. Em relação aos locais de ocorrência, 80,5% dos casos de violência sexual ocorreram na residência, e menos da metade dos casos notificados (40,8%) foram encaminhados ao Conselho Tutelar.

 

A coordenadora da vigilância de violências e acidentes (VIVA) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cassandra Torres, acrescenta que esses dados destacam a importância da educação e da conscientização nas escolas para prevenir a violência sexual.

 

“Essa faixa etária é especialmente vulnerável devido às mudanças físicas, emocionais e sociais pelas quais estão passando. Isso evidencia a necessidade de fortalecer os mecanismos de proteção e denúncia", afirma Cassandra.

 

ATO FAÇA BONITO

 

 

Ainda neste sábado (18/05), a FVS-RCP participou do ato público "Faça Bonito vai à Praça", em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu, na manhã deste sábado, na Praça Heliodoro Balbi, também conhecida como “Praça da Polícia”), no Centro de Manaus.

 

Na ocasião, o responsável pelo Planejamento, Emergência em Saúde Pública e Ações Estratégicas da FVS-RCP, Augusto Zany, destacou a importância das instituições agirem de forma integrada no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.

 

Fotos: Jaqueline Macedo/FVS-RCP

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

"É preciso agir de forma integrada, com as instituições e serviços da saúde, educação, segurança pública, direitos humanos e assistência social para que possamos intervir de forma oportuna nessas violências", disse.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.