29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
08/10/2019

Fachin manda para Justiça Federal do DF inquérito que investiga Eunício Oliveira

Foto: Divulgação

Edson Fachin

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal STF), decidiu nesta segunda-feira (7) enviar para a Justiça Federal do Distrito Federal o inquérito que apura se o ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE) recebeu propina da empresa Hypermarcas.

 

A investigação, no âmbito da Operação Lava Jato, foi autorizada pela Justiça com base na delação premiada do ex-dirigente da empresa Nelson José de Mello.

 

A decisão foi tomada porque Eunício Oliveira perdeu o foro privilegiado, já que não se reelegeu e ficou sem mandato.

 

Veja Também

 

 

Bolsonaro reitera apoio ao ministro Paulo Guedes e diz que economia está '100%' com o ministro
 
Governo exonera indigenista que chefiou megaexpedição de contato com índios isolados

 

O inquérito, que deve ter continuidade na primeira instância, apura se houve as práticas de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no recebimento de recursos para a campanha de Eunício ao governo do Ceará em 2014.

 

A defesa havia pedido o arquivamento do caso, o que foi negado pelo ministro. Fachin também negou que o inquérito fosse enviado à Justiça Eleitoral, como queria a defesa caso o arquivamento fosse rejeitado. A Procuradoria-Geral da República afirma haver “há indícios robustos” no inquérito.

 

“Essas evidências permitem, ao menos, a continuidade das investigações”, disse Fachin.

 

Com relação ao suposto caixa 2, Fachin arquivou a investigação a pedido da própria PGR, que entendeu não haver falsidade eleitoral no caso.

 

O ministro determinou ainda o envio de cópia do inquérito à Justiça Federal do DF para que a instância decida sobre eventual abertura de inquérito sobre as empresas Dias Branco, JBS e Corpvs Segurança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Segundo a PGR, o avanço das apurações “descortinou indícios de pagamentos espúrios” pelas pessoas jurídicas. Segundo a Procuradoria, os “repasses configuram fatos novos, ainda não investigados, e que, portanto, devem ser encaminhados à seara competente a fim de deflagrar uma nova investigação”.

 

Quando pediu o arquivamento, a defesa de Eunício argumentou que a investigação não coletou nada contra o senador que justifique a apresentação de denúncia (acusação formal). Ele nega qualquer repasse ilegal e diz que não há nenhum indício de corrupção ou lavagem. 

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.