19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
04/03/2023

Falar dormindo: o que é e por que acontece?

Foto: Reprodução

Falar dormindo, também conhecido como sonilóquio, é uma condição em que uma pessoa fala enquanto dorme. Geralmente, a pessoa não tem consciência do que está dizendo e muitas vezes não consegue se lembrar do que falou quando acorda. A frequência e a intensidade do sonilóquio podem variar de pessoa para pessoa e alguns indivíduos podem falar em voz alta, enquanto outros apenas murmuram.

 

O sonilóquio é mais comum em crianças, mas também pode afetar adultos. Estima-se que cerca de 5% da população adulta fale dormindo regularmente. Embora a causa exata dessa condição não seja conhecida, os especialistas acreditam que pode estar relacionada a diferentes fatores, como estresse, fadiga, ansiedade e até mesmo alguns medicamentos.

 

Veja também

 

A vida das mulheres menstruadas nos campos de concentração

 

Como você está? é a frase mais inútil em conversas, dizem cientistas

 

POR QUE O SONILÓQUIO OCORRE?

 

Uma teoria é que o falar dormindo pode estar ligado à consolidação da memória. Durante o sono, o cérebro revisita experiências para armazenar as importantes na memória de longo prazo. Uma revisão de 2018, publicada na revista Sleep Medicine Reviews, sugeriu que falar dormindo poderia às vezes ser uma reprodução verbal das memórias que o cérebro está revisitando naquele momento.

 

Como o falar dormindo é mais comum em crianças do que em adultos, o comportamento também pode estar relacionado ao desenvolvimento do cérebro durante a infância. Além disso, ele é mais comum em pessoas que estão dormindo mal ou sofrem de distúrbios como apneia do sono - condição na qual as pessoas experimentam interrupções na respiração ou respiração superficial durante o sono. Pessoas com apneia têm maior probabilidade de experimentar outros comportamentos anormais enquanto dormem, como falar dormindo e andar dormindo.

 

FALAR DORMINDO PODE INDICAR OUTROS PROBLEMAS?

 

falar dormindo pode indicar baixa qualidade do sono. (Fonte: Pexels)

 

Independentemente do motivo, falar dormindo é algo que geralmente não causa danos à saúde da pessoa. No entanto, se o sonilóquio estiver acompanhado de outros sintomas, como ronco alto, pausas respiratórias durante o sono ou insônia, pode ser necessário procurar um médico para avaliar a condição.

 

Em casos raros, o falar dormindo pode indicar um distúrbio do sono mais grave, como o transtorno comportamental do sono REM, onde a paralisia muscular durante o sono não funciona corretamente, levando a comportamentos violentos como gritar, berrar, socar e agitar os braços.

 

COMO PARAR DE FALAR DURANTE O SONO?

 

Um toque na pessoa que fala enquanto dorme geralmente é suficiente para o comportamento ser interrompido. (Fonte: Pexels)

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Tratar a apneia do sono, se essa for a causa do comportamento, pode ser útil. Além disso, evitar privar-se de descanso e tentar manter uma rotina de sono saudável é essencial, já que esse comportamento pode ocorrer mais frequentemente em pessoas que não dormem o suficiente ou que têm um sono interrompido. Se você dividir a cama com alguém que fala dormindo, pode ser útil simplesmente dar um pequeno toque na pessoa para interromper o comportamento.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.