19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
14/11/2019

Fapeam apoia 26 eventos de popularização da ciência em Manaus e no interior

Foto: Divulgação

A oficina tem com o objetivo orientar os alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados a promoverem a divulgação de seus estudos

No Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), apoia a realização de 26 eventos de popularização da ciência, em diversas áreas, na capital e no interior. As atividades ocorrem neste mês no âmbito do Programa de Apoio à Popularização da CT&I (POP CT&I), edital N°009/2019.

 

 

Lançado no mês de junho, o POP CT&I, conta com recursos financeiros da ordem de R$800 mil, para apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre CT&I, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento. As atividades são voltadas para o público em geral, para setores específicos e para estudantes do ensino fundamental, médio e superior.

 

 

No total, sete instituições de ensino e pesquisa foram contempladas pelo Programa: Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM), Museu da Amazônia (Musa), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

 

 

Veja também

 

Seas orienta população a deixar ajuda aos venezuelanos nos postos de coleta

 

Joias e bijuterias serão fiscalizadas pelo Ipem Amazonas

 

 

O POP CT&I visa fomentar ações de popularização de CT&I para a melhoria do acesso ao conhecimento, às tecnologias e seus benefícios, construindo mecanismos com a sociedade a partir da ciência produzida no Estado.

 

 

DigiCiências - Uma das atividades realizadas com apoio do POP CT&I, Oficina de Vídeos Digitais para Divulgar a Ciência (DigiCiência) promovida pelo o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) que iniciou hoje e segue até dia 14/11 (quarta- feira), de 8h as 12h, na sede do instituto, no bairro Adrianópolis.

 

 

A oficina tem com o objetivo orientar os alunos de pós-graduação e pesquisadores interessados a promoverem a divulgação de seus estudos e pesquisas com uma abordagem que apresenta possibilidades para a utilização de vídeo, como recurso tecnológico, para popularizar a ciência. O evento é gratuito.

 

 

A proposta foi idealizada pela pesquisadora do ILMD/Fiocruz Amazônia Stefanie Costa, com o apoio técnico da bolsista, Cristiane Barbosa.

 

 

Para Cristiane a iniciativa é estratégica para formar também os pesquisadores, as pessoas que produzem ciência a divulgar o que eles fazem dentro dos laboratórios.

 

 

“Os vídeos serão curtos, voltados para as plataformas digitais a ideia é realmente divulgar de maneira intensiva nas mídias o material feito pelos próprios pesquisadores com objetivo de formá-los e prepara-los para essa nova linguagem”, conta.

 

 

Segundo o jornalista Rômulo Araújo, que ministra a oficina, a ideia é tentar instruir os pesquisadores e alunos com relação a linguagem de produção de vídeo, desde roteiro, filmagem até a divulgação desse material.

 

 

“Imagine ter uma pesquisa que é relevante que vai impactar algum grupo social e você poder saber como divulgar isso, acho que essa esse é a ideia principal de uma oficina como essa”,disse.

 

 

A aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Condições de Vida e Situações de Saúde na Amazônia (PPGVIDA),Alessandra Araújo, o tema da oficina é muito importante para a divulgação de seu trabalho. “É um recurso desconhecido para mim, que agora percebi que é muito útil para divulgar a ciência de forma mais simples, para que as pessoas consigam entender a pesquisa estudada, estou achando bem interessante que vai popularizar a minha pesquisa .

 

 

Outros eventos - Outro evento apoiado pelo Pop CT&I a ser realizado é a 2ª Jornada de Folkcomunicação na Amazônia, que ocorre no período de 25 a 29/11, em Manaus e em Parintins.

 

 

Organizada pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a jornada promoverá debates sobre questões relativas às interfaces entre a comunicação, a cultura popular e o desenvolvimento sustentável.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

O evento contará com palestras/mesas redondas, oficinas, minicursos, mostras de curtas metragens e exposições de banners com resultados de trabalhos de conclusão de curso, e concederá aos participantes até 16 horas complementares.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.