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16/06/2019

Fazer cardio faz você perder massa muscular? É um mito e explicamos por quê

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Foto: Reprodução

Descobriu-se que aqueles que fizeram a combinação de ambos conquistaram maior ganho muscular e o melhor: emagreceram

 É muito comum as pessoas terem medo de fazer exercícios cardiovasculares com medo de perder massa muscular. Porém, saiba que isso não passa de um mito comum que não condiz com a realidade.

 

Cardio faz perder músculo?


Este é um mito muito recorrente em academias, mas sem qualquer fundamento. De acordo com um estudo do Centro Médico da Universidade de Duke, na Carolina do Norte (EUA), não há perda de músculos se você realizar cardio e treinamento anaeróbico, como o treinamento com pesos.

 

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O estudo analisou 119 pessoas com estilo de vida sedentário e obesidade, que foram separadas em três grupos; algumas faziam apenas exercícios com pesos, outras apenas cardio e outras, uma combinação de ambas. Descobriu-se que aqueles que fizeram a combinação de ambos conquistaram maior ganho muscular e o melhor: emagreceram.

 

Como posso perder músculo?


O principal fator está na alimentação. Existem várias fontes de energia que seu corpo usa, e a primeiro é o fosfogênio (ou ATP) que permite executar movimentos explosivos, como levantar muito peso ou correr 100 metros na velocidade máxima.

 


Depois que o ATP se esgota, o glicogênio entra em ação.

 

Isto é obtido através de carboidratos, como cereais, frutas e pão integral; eles permitem que você corra alguns minutos, pule e faça atividades por um tempo maior que o ATP, mas um pouco menos intenso.

 

 

Quando o glicogênio é escasso, seu corpo tomará as gorduras para se alimentar e criar energia, embora essa fonte seja mais lenta, permitindo que você continue fazendo atividades, embora não com a mesma intensidade que o ATP e o glicogênio.

 

Finalmente e em casos extremos, seus músculos serão usados. Depois de esgotar todas as fontes, seu corpo irá procurar por proteínas para se alimentar e o único lugar em que encontrará será nos seus músculos. Isso só acontecerá se você não consumir qualquer alimento por horas e continuar fazendo atividade física.

 

 

Deve-se mencionar que isso só acontece em casos muito graves quando alguém não come o suficiente para realizar atividades pesadas.

 

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É por isso que você deve consultar um nutricionista para orientá-lo no consumo correto de macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos) para o seu nível de atividade física.


Fotos: Reprodução

 

Portanto, a menos que você coma pouquíssimo e tenha um gasto de energia muito alto, você não perderá músculos.

 

Vix.com

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