Os estudantes tiveram contato com as especificidades linguísticas e culturais de 14 países ao redor do mundo
A sexta-feira (11/04) foi marcada pela 2ª edição da ‘Feira das Nações’ na Escola Estadual (EE) Senador Manuel Severiano Nunes, na zona oeste de Manaus. Com exposições temáticas e participação rotativa de toda a comunidade escolar, o evento mobilizou mais de 520 alunos de Ensino Médio da unidade de ensino. No total, 14 países tiveram suas peculiaridades estudadas pelos alunos em um intercâmbio cultural e linguístico
Durante o último mês de março, cada turma ficou responsável por organizar as apresentações de um país. Os tópicos de avaliação estavam relacionados às explanações sobre a culinária, a música, a dança, os principais esportes e a história da nação obtida.
Idealizador da Feira das Nações, o professor de Língua Inglesa, Daniel Marques, conta que o objetivo era, para além de ampliar os conhecimentos dos discentes sobre diferentes culturas, plantar a semente do respeito e compaixão com o próximo.
Veja também
Dos mais de 300 cursos de medicina, apenas 6 têm nota máxima do MEC
Redes de ensino têm até dia 17 para aderir à Prova Nacional Docente
“Temos muitos alunos estrangeiros, então precisamos desenvolver, desde sempre, esse entendimento de que devemos respeitar as diferenças e viver com harmonia. Esse é o principal objetivo da feira. Sempre desejamos que ela fosse uma ferramenta pedagógica de união e conhecimento”, compartilhou o docente.
OBJETIVO CUMPRIDO
Venezuelana, Maria Mercedes, 18, foi uma das estudantes que participaram da Feira das Nações. Há 8 anos no Brasil, Maria teve a oportunidade de apresentar sobre o próprio país de origem para os presentes. De acordo com a estudante, o processo de idealização foi muito divertido.
“Me senti muito bem. Meus amigos ficaram realmente interessados na cultura do meu país, do meu povo. Pude mostrar para eles o quão bonita é a Venezuela, com comidas, danças e músicas típicas”, destacou a aluna.
TRABALHO COLETIVO
Aluna Jéssica Gomes
Já para a estudante Jessica Gomes, 15, a mobilização com os colegas foi a principal marca da feira. Aluna da 1ª série do Ensino Médio, a turma de Jessica ficou responsável pela apresentação da Itália.
“A feira foi muito legal. Da última vez, eu tinha ficado com o Brasil, e agora, também fiquei com um outro país muito importante. A gente organizou nossa sala com muito cuidado, pensamos em tudo. Ficamos empolgados fazendo”, disse a aluna.
Aluna Doradélia Hitotuzi Pastor
(Foto: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)
A última edição da Feira das Nações tinha acontecido em 2022, em alusão à Copa do Mundo de futebol ocorrida naquele ano. O também professor de Língua Inglesa, Jorge Morgan, foi quem construiu, junto ao Daniel, o evento. Cada turma tinha um professor-conselheiro e, durante as apresentações, a presença dos responsáveis foi permitida. Os docentes idealizadores também organizaram uma equipe avaliadora, que passou de sala em sala dando nota aos trabalhos.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Entre os 14 países trabalhados na Feira das Nações, estão: Canadá, Itália, Austrália, Japão, Estados Unidos, África do Sul, Inglaterra, Tailândia, Coreia do Sul, Alemanha, Rússia, Irlanda, Índia e Venezuela.