As produções abordaram temas ligados à Amazônia, meio ambiente e impacto social, reforçando a proposta educativa do projeto
O Festival “Futuro em Jogo: Elas programam”, promovido pelo projeto Manaós Tech Girls, encerrou no último sábado (9/05) com a premiação de jogos digitais desenvolvidos por meninas de 7 a 17 anos da rede pública de ensino do Amazonas. O evento distribuiu R$ 3,8 mil em prêmios, além de bolsas de estudo para as melhores produções.
Ao todo, 96 jogos autorais foram apresentados pelas participantes, avaliados por um corpo de jurados especialistas em games. As produções abordaram temas ligados à Amazônia, meio ambiente e impacto social, reforçando a proposta educativa do projeto.
A iniciativa foi realizada no Instituto Mariuá, em Manaus, e reuniu cerca de 250 pessoas, incluindo famílias, educadores e representantes de organizações parceiras. O festival marcou o encerramento da primeira etapa do programa Manaós Tech Girls.
Veja também
.jpg)
Nova tecnologia aproxima robôs da visão humana e amplia capacidade de ''enxergar'' o mundo
Segundo o CEO da Escola Manaós Tech, Glauco Aguiar, o projeto ultrapassou mil inscrições e chegou à fase final com 96 jogos desenvolvidos. Ele destacou ainda o caráter formativo da iniciativa, voltada ao incentivo de meninas na área de tecnologia.
O festival também contou com programação totalmente feminina, incluindo palestrantes, tutoras e coordenadoras, além de atividades como oficinas de papercraft, caneta 3D e concursos de cosplay.
A grande vencedora do festival foi a estudante Maria Luiza Gomes Freitas, de 14 anos, com o jogo “A Cura para a Amazônia”, que aborda questões ambientais por meio do personagem Curupira. A aluna recebeu R$ 800 e outras premiações em categorias do concurso.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
O projeto contou com apoio do Fundo Socioambiental Caixa e da organização Artemisia, dentro do programa “Caixa: Desafio Mulheres em STEM”, que busca ampliar oportunidades para meninas nas áreas de ciência e tecnologia.