21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
16/05/2024

Festival de Parintins: FVS-RCP alerta sobre saúde vocal e auditiva entre profissionais do Boi-Bumbá

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Visita técnica é realizada de 13 a 17 de maio

 Na preparação para o 57º Festival de Parintins, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), alerta profissionais do Boi-Bumbá, até esta sexta-feira (17/05), sobre a importância da saúde vocal e auditiva, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

 

Uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Amazonas (Cerest Amazonas), integrante da FVS-RCP, segue em Parintins, orientando os trabalhadores envolvidos no festival por meio do curso "Arte de Comunicar: Capriche na prevenção... Garanta sua saúde vocal e auditiva".

 

A iniciativa busca orientar fonoaudiólogos, diretores das agremiações de boi-bumbá e radialistas sobre cuidados essenciais para manter a saúde da voz e prevenir a perda auditiva induzida por ruído. A programação inclui visitas técnicas a rádios e agremiações dos bois-bumbá para reforçar a necessidade de prevenção de problemas vocais e auditivos em ambientes de trabalho.

 

Veja também

 

Festival de Parintins: Corpo de Bombeiros realiza primeira vistoria na estrutura do Bumbódromo

 

Homem é preso com onze quilos de drogas avaliadas em mais de R$ 100 mil no porto do município de Uarini, interior do Amazonas

 

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta a importância desta ação. "É importante que os profissionais, que usam a voz como instrumento de trabalho, tenham acesso a informações e orientações para manter a saúde vocal e auditiva, visando garantir a continuidade do trabalho e qualidade de vida”, disse.

 

Ao longo da semana, as equipes do Cerest Amazonas seguem visitando diferentes locais de Parintins, incluindo rádios, unidades de saúde e sedes do Boi Caprichoso e do Boi Garantido para distribuir materiais educativos e orientar sobre práticas de saúde vocal e auditiva.

 

A fonoaudióloga do Cerest Amazonas, Socorro Soares, destaca a relevância do projeto para o fortalecimento da prevenção a doenças. "Queremos que todos os profissionais que usam a voz como ferramenta de trabalho recebam informações claras e práticas sobre cuidados vocais e auditivos. Assim, esperamos evitar problemas de saúde relacionados ao trabalho e contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses trabalhadores”, afirma Socorro. Também participa da ação a fonoaudióloga do Cerest Amazonas, Ana Cristina Furtado.

 

BOI-BUMBÁ COM PREVENÇÃO

 

Fotos: Divulgação/FVS-RCP

 

Antes, durante e após a realização do 57º Festival de Parintins, a FVS-RCP atua na prevenção, controle e vigilância em saúde, visando a qualidade de vida dos cidadãos. O objetivo principal é destacar a segurança de todos os presentes, implementando medidas de prevenção e controle de doenças, sempre promovendo a conscientização sobre saúde pública.

 

Ainda pela FVS-RCP, profissionais seguiram, até quarta-feira (15/05), em Parintins, realizando a oficina de preparação de evento de massa para o 57º Festival de Parintins com o objetivo de fortalecer o fluxo de atendimento em serviços de saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A iniciativa visou fortalecer as ações da equipe assistencial do Hospital Regional Dr. Jofre de Matos Cohen, Hospital Padre Colombo, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bumbódromo, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e CIEVS do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Parintins.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.