15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
07/06/2021

Fiocruz confirma chegada de mais um lote de IFA e garante estoque de vacina até julho

Foto: Reprodução

Segundo a instituição, lotes do insumo chegarão neste sábado

 A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, nesta segunda-feira, que receberá nova remessa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), no sábado (12), para a produção da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. De acordo com a instituição, os insumos permitirão entregas semanais do imunizante ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde até o dia 10 de julho.

 

A AstraZeneca tem garantido entregas mensais de lotes de IFA, conforme acordo firmado com o governo federal. Contudo, a Fiocruz aguarda confirmação da possibilidade de aceleração das próximas remessas de IFA, uma vez que a instituição permanece com capacidade de produção superior do que a disponibilização do insumo.

 

Após mudança na coordenação de logística pelo Ministério da Saúde, a partir desta semana, as entregas de doses da vacina aos estados brasileiros ocorrerão em duas remessas. Às sextas-feiras elas chegarão ao estado do Rio de Janeiro e, aos sábados, serão destinadas ao almoxarifado central do Ministério da Saúde em São Paulo, de onde os imunizantes serão distribuídos aos demais estados.

 

Veja também

 

Amazonas aplicou 1.274.760 doses de vacina contra Covid-19 até este domingo (06/06)

 

Estado do Amazonas confirma 286 novos casos de Covid-19 e nove mortes pela doença

 

Na última quarta-feira (2), a Fiocruz recebeu dois bancos, um de células e um de vírus, para a produção do IFA nacional da vacina contra a Covid-19. Os dois componentes formam a base para a produção do insumo, sendo considerados o "coração" da tecnologia para a produção da vacina, segundo a fundação.

 

Com isso, o Brasil poderá produzir o imunizante de Oxford/AstraZeneca sem depender da importação do IFA da China. Mas a produção do insumo nacional passa por uma série de etapas que podem durar "alguns meses", informa a Fiocruz. A previsão é que as primeiras doses da vacina 100% nacional sejam entregues apenas em outubro, caso não haja contratempos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.  
 

Além do tempo estimado de produção, o diretor de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma, e Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, informaram, em coletiva, que a fundação reduziu a previsão de entrega de vacinas no segundo semestre de 110 milhões para 100 milhões de doses. Anteriormente, a estimativa era que o total fosse produzido com IFA nacional. Agora, a projeção é que sejam entregues 50 milhões de imunizantes com produção 100% nacional e mais 50 milhões com insumo importado, que está sendo negociado.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.